Guerra entre Rússia e Ucrânia pode levar BC a estender ciclo de alta da Selic

Embora as ligações diretas entre Brasil, Rússia e Ucrânia sejam pequenas, os efeitos indiretos do conflito na Europa, em especial o canal de preços de commodities, devem ser mais preocupantes para a economia brasileira, diante de um cenário já bastante desafiador para a inflação. Essa notícia foi publicada no Valor Investe.

“No atual ambiente de pressão inflacionária persistente, o conflito geopolítico pode desencadear preocupações do Banco Central”, o que poderia levar a autoridade monetária a considerar um ciclo ainda mais longo de aperto dos juros, afirmam os economistas do J.P. Morgan.

Em relatório enviado a clientes, assinado por Cassiana Fernandez, Vinicius Moreira e Cristiano Souza, o J.P. Morgan observa que, do lado negativo para a economia brasileira, a inflação deve se manter ainda mais pressionada. 

Na semana passada, o banco elevou sua projeção para o IPCA deste ano de 5,4% para 5,6%, o que distanciou ainda mais a estimativa de inflação do teto da meta de 2022 (5%), diante de novas projeções do J.P. para os preços do petróleo. Para saber mais sobre o IPCA, leia resumo de notícias aqui.

“Embora as importações de trigo do Brasil sejam relativamente baixas, um aumento de 10% no preço pode aumentar a inflação em cerca de 0,18 ponto percentual”, observam os profissionais do J.P. no relatório.

Notícia do Valor Investe

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading