Retrospectiva 2021: confira o que foi destaque no mercado imobiliário

Em artigo e vídeo recentes trouxemos um resumo dos principais destaques do mercado de escritórios e do setor logístico em 2021, passando por pontos positivos e pontos de atenção. Além disso, fizemos algumas análises e projeções do que se pode esperar para 2022.

Caso não tenha conferido, clique aqui: Confira os principais destaques do mercado de escritórios e logístico em 2021

Considerando as movimentações, preocupações e readequações que ocorreram em 2021 – com o avanço acentuado na vacinação no Brasil e no mundo, a retomada da economia e a volta de muitas empresas aos espaços corporativos (desde o segundo semestre), além da reabertura de shoppings e lojas – pode-se dizer que mudanças positivas se desenharam. E seguem no radar para este novo ano iniciado há menos de uma semana.

O cenário atual é bem mais otimista que outrora e boas expectativas para 2022 também são possíveis. Afinal, o setor imobiliário corporativo mais uma vez se mostrou resiliente em vários aspectos. Com isso, trouxemos um pequeno resumo do setor, dados e fatos ocorridos e as tendências que surgiram ou se consolidaram a partir da pandemia.

Nesta retrospectiva, a Buildings relacionou os desafios, cenários, mudanças e oportunidades que vivenciamos. Vamos a eles?

Mercado de alto padrão em São Paulo

Se olharmos para 2021, após 2 trimestres seguidos de mais devoluções de espaços comerciais que ocupações, no final do 3T/2021, o cenário mudou. Quando olhamos para o universo corporate de alto padrão da cidade de São Paulo (classe A), os números apontam:

1T/2021 foram devolvidos: -41,638 mil m²
2T/2021 foram devolvidos: -44,942 mil m²
3T/2021 foram adicionados ao mercado: +14,915 mil m²

Destaque de alguma região com boa performance

Nova Faria Lima

Os 2 primeiros trimestres de 2021 também trouxeram mais devoluções de espaços comerciais que ocupações, mas no 3T/2021, o cenário mudou. Quando olhamos para o universo corporate de alto padrão da Nova Faria Lima (classe A), os números apontam:

1T/2021 foram devolvidos: -10,066 mil m²
2T/2021 foram devolvidos: -14,084 mil m²
3T/2021 foram adicionados ao mercado: +10,649 mil m²

Taxa de vacância e novo estoque em São Paulo

Um panorama geral da quantidade de edifícios comerciais (corporate e office), prédios prontos, em construção e em projeto para os dois perfis (corporate e office) apontam:

Quanto à evolução da taxa de vacância do universo corporate, foi de 21,35% (fechamento do 3T/2021).

Comparando a absorção líquida por região do 2T/2020 para o 3T/2021, temos:

 

Sobre o estoque ofertado, temos:

  • 140 mil m² em 66 edifícios que serão devolvidos nos próximos meses;
  • 58.200m² classe A / 42.400m² classe B e 40 mil m² classe C;
  • 40 mil m² são apenas reduções.

Quanto ao novo estoque e previsão de entrega:

  • 142 mil m² ainda em 2021;
  • 123 mil para 2022;
  • 133 mil m² para 2023;
  • 66 mil para 2024.

Vale dar uma atenção especial para duas regiões:

  • Chucri Zaidan: com 33% de taxa de vacância no classe A e 94 mil m² de atividade construtiva;
  • Paulista: com 24% de taxa de vacância no classe A.

Mais informações e dados do mercado paulista e carioca podem ser consultados na apresentação do 9ª Buildings Exclusive clicando aqui.

Temas e tendências do mercado imobiliário

Quem acompanha os conteúdos da Buildings, seja na revista ou redes sociais, sabe que trouxemos diversas discussões e temas imprescindíveis para o radar do mercado corporativo.

Entre eles, falamos sobre a nova era do facilities e da acessibilidade, inclusão e certificação como diferenciais para os negócios do setor.

Visando oferecer um ambiente mais confortável e igualitário a todos que frequentam ou circulam pelos prédios comerciais de alto padrão em São Paulo, acessibilidade se tornou a bola da vez. Não à toa, edifícios como Infinity Tower e WT Morumbi conquistaram a certificação Guiaderodas, uma referência para o setor imobiliário.

Os escritórios no formato Plug&Play também ganharam força em meio à pandemia, já que empresas surgiram à procura de espaços privativos, mobiliados, sem capEX e com menor custo. Neste sentido, o formato Plug&Play traz um modelo parecido ao coworking, mas com o conceito de espaço sob medida e privativo, fundamental para garantir a segurança dos colaboradores, assim como a preservação de caixa.

Os novos projetos de escritórios foram tratados em diversos momentos. Afinal, eles passaram por adaptações físicas, de layout e cultura organizacional, para atender a demanda imposta pela crise, e assim poder receber os colaboradores e clientes com mais segurança e confiabilidade.

Não por acaso, a pandemia também trouxe uma nova forma ou tendência de trabalho.

A cultura empresarial foi transformada em razão do home office e do modelo híbrido. Com isso, na retomada aos escritórios, os espaços se tornaram lugar de sociabilização e troca de ideias, e não mais apenas espaço físico com mesas, computadores e ar-condicionado. No auge da crise as equipes se ajustaram às reuniões a distância, falando através de telas frias, mas a retomada gradual das atividades proporcionou uma verdadeira transformação do workplace.

Embora as empresas de tecnologia tenham tido mais facilidade que outros setores na adaptação do trabalho em casa, por outro lado, elas também expandiram seus espaços físicos, alugando e comprando novas salas e prédios, já com vista ao futuro que viria – a retomada e o crescimento das atividades presenciais.

Falando sobre tendências para o mercado de trabalho, produzimos duas entrevistas exclusivas sobre os novos modelos de escritórios do futuro. Acompanhamos o case da Ecogen, que reestruturou seu escritório por completo e também visitamos a WeWork, que expandiu suas operações nestes últimos meses, oferecendo soluções de coworking a várias empresas.

As novas habilidades para o retorno ao trabalho presencial, as chamadas soft skills, foi outro tema imprescindível neste momento de retomada. Empatia, organização e planejamento, resiliência, agilidade, colaboração e adaptabilidade são algumas delas. Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui: Conheça algumas das novas habilidades para o retorno ao trabalho presencial 

Fundos Imobiliários

Como não poderia faltar por aqui, o tema fundos imobiliários também apareceu em vários momentos. No nosso canal no Youtube você pode conferir uma Playlist completa, basta clicar aqui.

Analisamos alguns deles em vídeo: o FII logístico BCRO11 da Bresco, o XPPR11 da XP Properties, o PVBI11 com ativos bem localizados em São Paulo. O KNRI11 da Kinea Renda Imobiliária também foi analisado.

Além disso, em artigo recente do professor Barone, publicado no Valor Investe, um panorama e tendências do setor logístico de FIIs foi apresentado.

Notícias da semana e publicações na mídia

No canal da Buildings no Youtube também trouxemos, semanalmente ao longo do ano, as principais notícias do setor de escritórios e logístico, além de economia, tendências, fundos imobiliários, vacinação, etc. Para conferir a Playlist completa, clique aqui.

O trabalho de pesquisa da Buildings também ganhou destaque em diversos veículos de comunicação, em jornais e TV. Dados do mercado imobiliário corporativo e análises das movimentações do setor de escritórios, consolidação do home office, setor logístico, crescimento do e-commerce, devoluções de espaços e a retomada da economia foram alguns dos temas tratados na grande imprensa.

A notícia mais recente foi publicada no Jornal da Manhã da Jovem Pan News (em 05/12). Outras participações da Buildings ocorreram na Folha de S.Paulo, Estadão, G1, GloboNews, CNN Brasil, R7, Valor Investe, Uol Economia, entre outros.

Eventos

Uma grande alegria foi também realizar no dia 17/11, no Edifício 2525 Indianópolis, e de forma presencial, a 9ª edição do Buildings Exclusive!

Depois de duas edições apenas no formato online, em razão da pandemia, foi muito importante para nós receber clientes e amigos, para trocar ideias e experiências.

Para saber como foi o evento, confira vídeo abaixo:

Este foi apenas um pequeno resumo do trabalho que a Buildings realizou ao longo de 2021. Esperamos contar com vocês também em 2022!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezenove =