Melicidade conquista Certificação Guiaderodas

Sede do Mercado Livre no Brasil é reconhecida por suas práticas de acessibilidade

Melicidade: esse é o apelido dado, pelos próprios funcionários, para a sede brasileira do Mercado Livre. Trata-se de uma combinação do código da empresa na Nasdaq (MeLi) com a palavra cidade, remetendo ao tamanho da estrutura da sede e também à palavra Felicidade. Sediado em Osasco, São Paulo, o escritório conta com mais de dois mil colaboradores que atuam em 17.000 m² de área construída.

A companhia, líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, tem como valor a inclusão de todas as pessoas e, para tal, buscou aprimorar a experiência no seu workplace, aderindo ao processo de Certificação Guiaderodas. “Queríamos ir além da adequação do espaço às normas de acessibilidade. Queríamos que as nossas pessoas entendessem melhor a importância de tudo isso, não só das adequações físicas, mas também das atitudinais. É algo que envolve todos. Com essa demanda, percebemos que somente o Guiaderodas poderia nos auxiliar nessa tarefa”, diz Sabrina Espinós, supervisora de facilities e real estate do Mercado Livre no Brasil.

O Guiaderodas é uma iniciativa premiada pela ONU por fomentar e enaltecer as melhores práticas de acessibilidade, por meio da tecnologia e do engajamento da sociedade. Com o objetivo de propiciar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos, a empresa ou o empreendimento que adere ao processo de Certificação Guiaderodas deve cumprir algumas etapas, tais como análise técnica feita por arquitetos especializados, testes de funcionalidade dos espaços por pessoas com deficiência, treinamentos e campanhas de engajamento por meio do aplicativo Guiaderodas, para que todos os frequentadores também participem do processo.

A implantação da Certificação Guiaderodas na Melicidade contou com o envolvimento da equipe de Facilities e Real Estate do Mercado Livre, além do engajamento de outras áreas como RH, compras, segurança e da alta liderança da empresa. Para Tiago Azevedo, CFO da companhia, destaca “o aprimoramento da acessibilidade deve ser constante e contínuo”.

Espaço Acessível

Em sua atuação, a equipe do Guiaderodas propõe soluções razoáveis para aprimorar a acessibilidade do local avaliado, unindo a perspectiva de arquitetos especializados com a vivência de pessoas com deficiência, que testam o espaço, na prática. Com esse olhar dedicado, muitas mudanças foram realizadas na Melicidade.

Atualmente, a sede do Mercado Livre tem entrada com catracas iguais e acessíveis para todos, amplos corredores, salas de reunião de diversos tamanhos – devidamente sinalizadas – e balcão rebaixado nas áreas de atendimento, para cadeirantes ou pessoas com baixa estatura. As portas de correr, que antes eram de abrir, facilitam o acesso ao restaurante e o caminho de concreto, que antes era de paralelepípedos, permite o acesso trânsito de todos, incluindo mulheres de salto alto e pessoas que estão transportando bolsas ou malas com rodinhas. São mudanças que não visam somente a obtenção do selo, mas tem por objetivo fazer com que os locais sejam mais confortáveis para o uso e para o trânsito de todos.

Pessoas acessíveis

Tão importante quanto oferecer uma estrutura acessível é que as pessoas que operam e frequentam o espaço estejam aptas a lidar com a diversidade humana. O Guiaderodas valoriza a interface humana e a considera peça fundamental para uma boa experiência. “Passamos boa parte do nosso dia no local de trabalho, por isso, é importante que esse ambiente seja agregador e acessível no espaço físico, mas também em tratativas, ajudas e companheirismo entre as pessoas. Isso é o mais importante”, afirma Sabrina, supervisora de facilities que esteve à frente do projeto.

O treinamento de Acessibilidade Atitudinal, outra etapa da Certificação, foi realizado no auditório da Melicidade, em duas sessões, e contou com a participação de colaboradores representantes de todas as áreas da empresa. Utilizando vivências e situações cotidianas, os fundadores do Guiaderodas prepararam a equipe para atender às necessidades de pessoas com deficiência, bem como de gestantes, idosos e público em geral. Além da aula, é fornecido também material didático de suporte e certificado de conclusão digital aos participantes, o que facilita o processo e estimula os participantes.

Participação de todos

O aplicativo Guiaderodas é um guia colaborativo que tem como objetivo oferecer consultas e avaliações da  acessibilidade de locais. Por meio do sistema de crowdsourcing, qualquer pessoa pode dar sua percepção sobre a acessibilidade do local e, com essa informação, ajudar milhares de pessoas a saírem de casa com segurança. Conhecido também internacionalmente como Wheelguide e Guiaderuedas, o app conta com avaliações em mais de 100 países e traz também conteúdo de qualidade para pessoas com restrição de mobilidade.

Como parte do processo de Certificação, a terceira e última etapa do processo também foi bem-sucedida na Melicidade. Trata-se do engajamento e da pesquisa é realizada pelos colaboradores da empresa no aplicativo. Essa é uma oportunidade que todos tem para pensar sobre a importância da acessibilidade para a inclusão e enviar sugestões de melhorias para o workplace.

Além das melhorias de infraestrutura e de atitude, a Conquista da Certificação Guiaderodas significa para as empresas e empreendimentos que o zelo pela acessibilidade não é só uma questão de cumprimento de normas, mas um valor exercido todos os dias, na prática, e que serve de exemplo de responsabilidade para a inclusão de todos. Parabéns, Melicidade!

 

One Comment

  1. Mauricio Reply

    Parabéns pelas negociações e principalmente pelos locais que são de excelente localização e bom gosto, sugiro a entrada de cafeterias nestes locais, aprecio muito a rede Fran´s Café onde também é possível fazer algumas reuniões quando as salas dos escritórios estiverem cheias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dezoito =