WT-Morumbi: nasce um novo ícone em São Paulo

Com arquitetura arrojada, empreendimento oferece espaços triple A em novo eixo comercial da cidade

A região da Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, tem se destacado como um dos principais centros comerciais da capital financeira do Brasil. Por meio de um plano de expansão – que inclui a ampliação da Avenida Chucri Zaidan – diversos empreendimentos comerciais estão sendo inaugurados na região, que já é vista como um mercado consolidado, e não mais uma aposta. Em uma cidade na qual os centros comerciais antigos estão saturados, a nova região se posiciona como endereço de diversas empresas globais que procuram excelente infraestrutura de transporte, serviços e localização estratégica.

Recentemente, tal região recebeu um empreendimento que chegou para se destacar dos demais: o WT-Morumbi. Com arquitetura diferenciada, assinada pelo escritório Aflalo & Gasperini, o empreendimento possui mais de 900.000 m² de área de escritórios, distribuídos em duas torres e em 30 pavimentos que possuem interligações entre alguns andares, com espaço útil para ocupação. O projeto foi incorporado pela WTorre e a ala B foi adquirida, na íntegra, pela Brookfield Property Group, seguindo uma estratégia de investimentos em empreendimentos de altíssimo padrão.

Características

O WT-Morumbi – um novo ícone da região – foi projetado e construído como um empreendimento Triple A. Para alcançar esse padrão de excelência, diversas frentes de trabalho foram importantes, como, por exemplo, a preocupação com a integração com o entorno e a obtenção da pré-certificação do US Green Building Council (USGBC), LEED Core&Shell nível Silver –  que atesta as características sustentáveis de empreendimentos entregues com layout aberto e sem instalações internas, geralmente preferidos pelas empresas que querem se instalar de forma personalizada – , entre outras tantas que serão abordadas a seguir.

O empreendimento, já finalizado, possui 178 mil m² de área construída e a ala A já conta com ocupantes como a seguradora BB Mapfre e a montadora automotiva Audi. Contudo, ainda existem espaços na ala B, inclusive com a opção de locação de um andar com interligação, resultando em 3.300 m² de área para ocupação em um mesmo andar. Para necessidades menores, a ala B possui disponibilidade variada de metragem em andares sem interligação, de 1.523,91 m² a 2.305,21 m², que podem ser divididos, ainda, em dois conjuntos.

A fachada do WT-Morumbi é feita em pele de vidro reflexivo, tipo de material que consegue aproveitar a iluminação natural e, simultaneamente, reduz a entrada de calor, resultado em menor uso de iluminação artificial e do sistema de ar condicionado. Ou seja, uma economia na conta de energia que sempre é considerada na hora de uma ocupação. Já o lobby de entrada, é um destaque à parte. Com pé-direito medindo 8,50 m, tem as paredes revestidas com placas de cobre e pedras naturais. O piso de granito polido foi montado com paginação desencontrada, atribuindo um layout único. Com a ajuda de um projeto luminotécnico cuidadosamente trabalhado, o impacto positivo do espaço é percebido logo na entrada.

Em relação às vagas para estacionamento, o prédio possui 2.800 vagas, distribuídas em cinco subsolos, das quais 1.349 são de uso da ala B. Com isso, a proporção de vagas é de uma para cada 34 m² de ocupação. Um índice muito melhor do que a maioria dos edifícios de alto padrão na cidade possui.

Os acessos aos andares são facilitados pelos 15 elevadores sociais de alta velocidade por ala, sendo que cada um possui capacidade para 25 pessoas. Além destes, existem mais dois elevadores de ligação dos subsolos com o lobby, em cada ala, e mais dois elevadores de segurança/serviço, também em cada ala. Como diferencial, existem escadas rolantes, que também interligam os subsolos com o térreo, para garantir o melhor fluxo nos horários de pico.

Instalações

A ala B do empreendimento está pronta para ocupação com toda infraestrutura para as instalações. O pé-direito piso a piso das lajes é de 4,14 m, sendo que com o forro e com o piso instalados, fica em 2,80 m livres. Além disso, o empreendimento possui toda infraestrutura de instalações elétricas, hidráulicas, de telecomunicações e de segurança contra incêndios, além de sistemas de monitoramento e segurança. É importante destacar que o empreendimento possui geradores de energia que atendem 100% das áreas comuns e privativas, além de reserva de água para um dia e meio de operação.

Para o melhor funcionamento do ar condicionado, foi escolhido o formato VRF, por meio do sistema de condensação de água e unidades evaporadoras, a serem instaladas pelos usuários. Essa metodologia permite o controle de temperatura por zonas, ou seja, é possível trabalhar com temperaturas diferentes por área e, até mesmo, utilizar o ar condicionado apenas nas áreas que estão sendo efetivamente aproveitadas. Esse sistema, juntamente com o trabalho realizado pela fachada reflexiva, tende a diminuir consideravelmente o gasto com a energia.

Cada andar possui áreas prontas para receber instalações de sanitários, sendo que é possível montar um sanitário masculino, um feminino e um para portadores de necessidades especiais. Contudo, ainda existem outros espaços nas lajes que estão preparados para a instalação de sanitários extras, segundo a necessidade do ocupante.

Urbanismo

Recentemente, as incorporadoras têm percebido que a concepção dos projetos de prédios comerciais precisa passar por mudanças. É preciso inserir o empreendimento na paisagem urbana e, mais do que isso, criar uma atmosfera de integração e participação social. Além de ser um fator positivo para as empresas ocupantes, do ponto de vista da imagem institucional, trata-se de um detalhe que conta, inclusive, como pontuação para certificações ambientais. E o WT-Morumbi cumpre, com excelência, essa função. O prédio integra-se facilmente ao entorno, com a ajuda de um boulevard com marquise e áreas verdes.

Mas não são somente essas frentes que foram pensadas. Existe a previsão de construção, no terreno do prédio, de um teatro com capacidade para 1.150 pessoas e de um restaurante com 850 m². Essas áreas, além da integração, reforçam ainda mais o WT-Morumbi como uma referência de mercado e da região, além de permitirem mais qualidade de vida e praticidade aos usuários e ocupantes.

Localização

Tão indispensável quanto possuir o que há de melhor em infraestrutura, aspectos técnicos e serviços para o ocupante, é o empreendimento estar no lugar certo. Seus colaboradores, clientes e funcionários precisam chegar até sua empresa sem que isso seja um desafio em sua rotina. Neste aspecto, o WT-Morumbi atende todos os quesitos de mobilidade urbana.

A região na qual o empreendimento está localizado já é o principal novo centro comercial da cidade de São Paulo. Contudo, a localização fina é ainda mais interessante. O prédio está próximo aos shoppings Morumbi, Market Place e ao lado de um terreno no qual um novo shopping está sendo construído. Em poucos passos, o usuário tem acesso à mais de 105 opções de restaurantes e à uma gama de serviços invejável.

A região possui, também, uma vasta rede hoteleira, que conta com opções de hospedagem para todos os públicos, como os hotéis Hilton, Grand Hyatt, Sheraton WTC, Ibis, Blue Tree, além do novo Four Seasons, que está em construção no mesmo quarteirão.

O acesso de carro é fácil, sendo que existe um pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e outro por uma rua secundária que é acessada pela Av. Chucri Zaidan. Existe toda infraestrutura para acessos separados de veículos e pedestres, além de vagas para fretados e área de doca para carga e descarga.

Não podemos deixar de mencionar a ampla rede de transporte público. O usuário do prédio terá acesso fácil ao Aeroporto de Congonhas, por meio da futura linha Ouro do Monotrilho, que vai ter uma estação dentro do terreno do empreendimento, permitindo, também, o transporte para o lado oposto da Marginal Pinheiros, na altura do bairro do Panamby. Fora isso, o WT-Morumbi está próximo à estação Morumbi da linha Esmeralda da CPTM e à futura linha Lilás do Metrô, sem contar com diversas linhas de ônibus que passam ao lado do empreendimento. Visando atender todas as necessidades, o WT-Morumbi possui, ainda, um heliponto em fase de aprovação, com carga de 4.250 kg.

A escolha pelo WT-Morumbi

Ao final de cada ano, todas as empresas param para planejar os próximos 12 meses e identificar oportunidades de crescimento, tanto em faturamento quanto em novos negócios e na retenção de seus talentos, e tudo isso passa pelo local onde o trabalho é feito todos os dias.

É fato que seus colaboradores querem estar em um ambiente que estimula a produção, onde eles conseguem chegar e sair rápido – ou ficar para um happy hour em uma sexta-feira – , um local onde sintam-se valorizados e desafiados, e que possam morar perto e trabalhar em um empreendimento de alto nível. O WT-Morumbi se posiciona no mercado como uma excelente escolha, em um novo centro comercial que está atraindo as melhores empresas, e com qualidade que só se encontra em um empreendimento Triple A. Com isso, proporciona a eficiência e a imagem corporativa que as empresas mais exigentes desejam encontrar.

Fonte: Buildings

Detentora de uma das maiores plataformas de investimentos no Brasil, com cerca de R$ 41 bilhões de ativos sob gestão, a Brookfield está presente em diversos segmentos, com forte foco no setor imobiliário comercial e residencial. Os negócios do grupo incluem, ainda, os setores de infraestrutura, energia renovável, recursos sustentáveis (agricultura e florestas) e  private equity, com geração de cerca de 17 mil empregos em 16 estados brasileiros.

Com 116 anos de atuação no Brasil, a sustentabilidade e a longevidade da empresa é resultado da atenção direta e ativa na gestão dos negócios e dos investimentos, o que permite o alcance dos objetivos, o fluxo de caixa e o retorno aos acionistas e clientes.

Como perfil de investimento no mercado imobiliário comercial, a empresa é conhecida pelas aplicações em ativos de alta qualidade, por meio do conhecimento prévio de vantagens competitivas, com foco na geração de valor e na preservação de capital do capital investido.

E foi justamente com essa postura, juntamente com os devidos estudos de mercado, que a Brookfield fez a aquisição da Ala B do WT-Morumbi, o que garante ainda mais a solidez e a certeza do sucesso do empreendimento. Os interessados em saber mais sobre os espaços para instalação de escritórios disponibilizados pela empresa, incluindo as lajes da ala B do WT-Morumbi, podem entrar em contato no e-mail consultoria@cbre.com.br ou pelo telefone (11) 5185-4688.

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