AQWA Corporate – Eficiência, inovação e singularidade

Com arquitetura diferenciada, AQWA Corporate chega à região do Porto Maravilha para oferecer alta qualidade em lajes corporativas com mais de 3 mil metros quadrados

Após passar por um dos maiores processos de reurbanização do mundo, o Porto Maravilha vem atraindo empresas e instituições que buscam inovação. Em razão da sua localização central, somada à nova infraestrutura que inclui desde um moderno centro de operações e monitoramento até uma rede de fibra ótica de última geração, a região atrai o que há de mais atual na cidade.

aqwa_revista_buildings

E é justamente neste cenário, que já abriga o Museu do Amanhã, a nova sede da L’Oréal e o YouTube Spaces, que um empreendimento de design arrojado se destaca: o AQWA Corporate. Trata-se do primeiro projeto do renomado escritório de arquitetura Foster + Partners no Brasil, desenvolvido pela Tishman Speyer. A parceria já concebeu um dos edifícios mais notórios do mundo, o Hearst Tower, em Nova York.

O resultado do projeto carioca é igualmente deslumbrante: um empreendimento com duas torres em formato similar ao de diamantes, localizadas no número 2.000 da Avenida Oscar Niemeyer. No meio dessas torres, existe um espaço público com uma praça central e um parque que integra o projeto ao Boulevard Olímpico. A primeira torre – que já está na etapa final de entrega e que receberá o prestigiado evento de arquitetura e design CASACOR 2017 nos meses de outubro e novembro – estará disponível para ocupação no início de 2018. Além de apresentar uma arquitetura externa imponente e diferenciada, a combinação da ampla expertise do arquiteto e do desenvolvedor permitiu a concepção do melhor prédio comercial do Brasil.

Um Novo Patamar em Eficiência

O projeto do AQWA Corporate é certificado LEED Gold. A certificação atesta uma significativa economia com água, energia elétrica e ar condicionado, o que reflete em uma redução considerável do custo de condomínio. Além disso, a sustentabilidade garante características que visam o conforto do usuário. Por exemplo: a aplicação de vidros de alta performance em uma fachada em formato dentado permite a entrada de iluminação natural, mas bloqueia o calor, reduzindo o uso do ar condicionado. Entre as diversas características que promovem a eficiência e a sustentabilidade no edifício, podemos destacar, ainda, o sistema de tratamento de água pluvial, a estação de tratamento de esgoto, o sistema de automação e os elevadores com frenagem regenerativa de energia. Com isso, o AQWA Corporate conseguiu redução de 40% nouso do ar condicionado, de 70% no de água e de 30% no de energia elétrica, em relação a um prédio convencional.

aqwa_revista_buildings_2

Térreo e acesso às lojas, fachada e andar tipo.

Com vista para a Baía de Guanabara, o empreendimento de classe Triple A, com 5 subsolos e 22 pavimentos, oferece 140 mil metros quadrados de área locável em lajes que variam de 3.200 a 3.800 metros quadrados, com um pé direito livre de 2,85m, oferecendo máximo conforto aos ocupantes. O empreendimento foi pensado para atender à demanda das empresas que visam conforto e eficiência de ocupação, o que, juntamente com os diferenciais técnicos do projeto, resulta em grandes reduções de custos para qualquer empresa ocupante.

O projeto conta com um núcleo central onde estão localizados o hall de elevadores e os banheiros sociais, que já serão entregues com todas as instalações e acabamentos. Além disso, o formato das lajes otimiza o layout de ocupação. Segundo estudos de ocupação de espaços realizados por consultorias especializadas, as empresas poderão se mudar para o AQWA Corporate ocupando de 30% a 50% menos área e com padrões de conforto e segurança muito superiores. A justificativa está nas lajes que possuem amplos vãos entre o núcleo e a fachada (lease span), proporcionando um grande ganho de eficiência e flexibilidade de ocupação dos ambientes. Por exemplo, uma laje do empreendimento pode suportar, confortavelmente, uma equipe com mais de 400 profissionais, já contando com espaços para salas de reunião e salas privativas.

A torre tem 18 elevadores sociais de última geração e divisão por zonas (alta, média e baixa), além de quatro para atender aos cinco pisos de estacionamento, mais um de emergência e um de serviço. Os cinco pavimentos de estacionamento, localizados no subsolo, somam 929 vagas, resultando em uma proporção de uma vaga para cada 70 m² de área locável, um dos melhores índices do mercado.

aqwa_revista_buildings3

Hall de elevadores, no Sky Lobby e Executive Penthouse

O empreendimento também inova ao receber seus ocupantes e visitantes em um pavimento elevado, o sky lobby, com vista panorâmica para o mar. O impacto visual continua com os 360° de vistas deslumbrantes da Baía, do Museu do Amanhã, do Pão de Açúcar e do Corcovado, em todos os andares. O empreendimento ainda conta com um executive penthouse no último pavimento, pensado para a realização de encontros e reuniões. Esse andar conta, ainda, com pé direito duplo e terraços. Para maior comodidade dos inquilinos, o empreendimento possui auditório, salas de reunião e diversas opções de restaurantes, cafés e wellness center e lojas variadas, como academia, salão de beleza, farmácia e agência bancária, no térreo e nos dois primeiros pavimentos.

Localização e Acesso

Devido à modernização recente, a região do Porto Maravilha é uma das mais desejadas do Rio de Janeiro. E é neste cenário que o AQWA Corporate chega oferecendo ainda mais modernidade, eficiência e conveniência aos seus ocupantes.

Vizinho à nova sede do Banco Central e ao Aquário (AquaRio), o empreendimento permite acesso fácil a todas as regiões da cidade, por meio da nova infraestrutura de vias expressas e túneis do Porto. O AQWA Corporate está a menos de 15 minutos do Aeroporto Santos Dumont e da Zona Sul e a menos de 25 minutos do Aeroporto Internacional do Galeão. Além disso, é servido pelo VLT, diversas linhas de ônibus e pelo BRT, que fazem a integração com outros modais de transporte como metrô, trem e barcas. O VLT permite acesso rápido ao Aeroporto Santos Dumont, à Central do Brasil e à Rodoviária Novo Rio. Por fim, a rede hoteleira da região disponibiliza várias opções de hospedagem, espaços para convenções e eventos.

Administração Integrada

Uma das principais preocupações dos ocupantes ao locarem novos espaços é a administração predial. No AQWA Corporate os locatários não terão essa preocupação já que a própria Tishman Speyer, desenvolvedora do empreendimento e referência no segmento, vai assumir essa operação.

Além da manutenção, apoio e serviços aos condôminos, a administração predial vai oferecer um diferencial por meio de um aplicativo para celulares. A Tishman Speyer concebeu um aplicativo para facilitar a comunicação entre os ocupantes e a administração predial e permitir acesso aos serviços de delivery e de locação de bicicletas e veículos, bem como reservar salas de reunião e auditório e atendimento nas lojas do complexo, como o salão de beleza.

A Ocupação Ideal

A maioria das empresas no Rio de Janeiro, ainda hoje, está muito precariamente instalada, em edifícios obsoletos e com elevado custo de ocupação (aluguel, operação e manutenção).

O AQWA Corporate, concebido pela Foster + Partners e desenvolvido pela Tishman Speyer, é um empreendimento de alto padrão pensado em todos os detalhes para atender o mercado corporativo do Rio de Janeiro.

aqwa_revista_buildings_4

Fonte: Buildings

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =