Condomínio equipado: qual o diferencial?

CBSK ITAPEVI

CBSK Itapevi, localizado na Rod. Cel. PM Nelson Tranchesi , SP-029, Itapevi SP


Diversas possibilidades de galpões logísticos padronizados ou equipados estão disponíveis no mercado. Saber escolher um que atenda sua demanda de trabalho e expectativas operacionais exige certo cuidado. Neste artigo, você confere o que é importante saber para realizar um negócio com mais segurança para seu negócio.

Na hora de procurar um galpão que atenda as necessidades específicas de cada cliente, surgem inúmeros questionamentos e possibilidades. Nesse momento, é necessário estabelecer os requisitos essenciais do negócio e, inclusive se possível, projetar as demandas futuras. Estar alinhado ao plano de negócios da empresa é fundamental para ter êxito na escolha do imóvel.

No mercado há disponíveis, hoje, diversas possibilidades de galpões, sejam eles padronizados ou equipados. O galpão padrão normalmente atende segmentos de logísticas secas – aquelas na qual não se necessita muito, apenas docas, energia, piso e pé-direito padrão, etc. Todavia este tipo de empreendimento limita-se às possibilidades de clientes atendidos, fazendo com que o período de vacância seja maior que o esperado, principalmente em tempos de alta concorrência.

Em um condomínio industrial e logístico equipado existe a vantagem de atender diferentes categorias de clientes que necessitam de demandas incomuns. Quando projetado e construído, normalmente esse tipo de empreendimento é capaz de suportar clientes para logística seca, refrigerada ou com temperatura controlada. Isso, claro, aumenta substancialmente o número de clientes possíveis.

Além dos usuários de logística, os galpões equipados possuem capacidade para instalação de indústrias, uma vez que a infraestrutura de energia elétrica possui maior capacidade, geradores, rampas na qual existem a facilidade de entrar no galpão com caminhões menores, docas com niveladoras ou nichos, sistema de água de reuso, Estação de Tratamento de Efluentes, entre outras alternativas.

Isso faz com que galpões equipados tenham uma vantagem competitiva maior comparado ao galpão padrão, já que, quando uma empresa – que possui essa necessidade busca por galpões – ela observa todos esses itens e, obviamente, isso proporcionará uma garantia de atender uma gama muito maior de clientes; com isso o galpão ficará menos tempo vazio.

Para o investidor, construir toda essa infraestrutura tem um custo que pode ser de 10 a 20% maior que o galpão padrão, porém ao longo do tempo o empreendimento equipado se mostrará mais eficiente. Ele terá muito mais possibilidades de atender demandas incomuns, por oferecer diferenciais que o condomínio padrão não possui, atendendo assim, uma gama maior de clientes e empresas.

Leia Também sobre outros temas:
– Como a aceleração digital está ressignificando o workplace
– A geração de energia e a legislação trabalhista
– Fundos Imobiliários no Brasil: vale a pena investir agora?

Custos e manutenção

DVR PORTO FELIZ

DVR PORTO FELIZ, localizado na Rod. Presidente Castelo Branco, Km 97 Sorocaba e Região / Porto Feliz

A diferença do custo de manutenção entre o galpão padrão e o equipado está muito mais ligado ao tipo de gestão executada do que aos benefícios oferecidas. Vale destacar que uma gestão realizada por empresas qualificadas, que executam as manutenções preventivas em dia, evita surpresas e custos extras.

Outro ponto relacionado ao custo de manutenção está ligado à construção do empreendimento. O que deixa um condomínio caro é o que se constrói mal, que gera muita manutenção no futuro. Uma boa construção, aliada a uma boa gestão, não representa custo extra, pelo contrário, o custo é previsto.

Para o cliente, além de todas as vantagens de infraestrutura, estar em um condomínio industrial e logístico possibilita dedicar tempo exclusivamente ao negócio, visto que a manutenção de área comum – portaria, restaurantes, segurança pessoal e predial – é responsabilidade da administradora do empreendimento.

Considerando que o mercado está cada vez mais exigente, os galpões pouco equipados têm ficado por mais tempo vazios, ao contrário dos mais equipados que, normalmente, localizados em condomínios industriais e logísticos, possuem vacância menor. Em razão das vantagens ofertadas serem maior, é importante que o cliente tenha planejamento alinhado com o plano de negócios para realizar a escolha certa do imóvel desejado.

Artigo produzido por Marino Mário da Silva, CEO da Retha Imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 6 =