Multidisciplinearidade e flexibilidade são diferenciais competitivos que os investidores imobiliários buscam.
Notícias recentes mostram que o mercado de escritórios vive um momento forte de retomada. E isso não se dá apenas em São Paulo, o maior polo comercial do Brasil. As cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro também têm apresentado esse movimento. Para saber mais, acesse o menu Mercado => Escritórios.
Com a tendência de queda nos índices da pandemia e os profissionais de volta ao mercado de trabalho – de forma presencial -, uma série de empresas ocuparam seus escritórios e estão a todo vapor.
Regiões como a Nova Faria Lima apresentam vacância mínima (3,83% no 2T/2022) e alta demanda. Outro índice muito importante é o mercado de aquisições, que continua aquecido em diversas teses. Tanto de ativos triple A bem localizados até outros menores para retrofit. Inclusive, de acordo com Fernando Didziakas (sócio-diretor da Buildings), o retrofit aparece como tendência neste momento.
Para saber mais, leia: De volta ao novo escritório: o que realmente mudou?
Contraponto com o setor logístico
Se para o setor de escritórios e Fundos Imobiliários (FIIs) tem havido certo aquecimento, para o mercado logístico, no entanto, o cenário tende a ser diferente.
Apesar disso, não se enxerga um indicador negativo, visto que esse é o setor que mais cresceu na pandemia. Além disso, segue bastante equilibrado. Essa é a opinião de Carlos Batistini Neto, Asset Management da Innova.

Carlos Batistini Neto, Asset Management da Innova.
“Entendemos que para o mercado de galpões haverá um leve arrefecimento, tendo em vista que há um grande inventário a ser entregue. Estamos em um ano de eleições e não é previsto grande crescimento, os investidores estão mais cautelosos. Porém, é um segmento que deve continuar crescendo, por não ter chegado ainda no mesmo nível de maturidade em comparação ao mercado de escritório”, disse.
Ele ainda destaca que, apesar das novas entregas e da rapidez em que os ativos podem ser construídos, a demanda também tem aumentado.
“Por isso imaginamos o mercado com absorções líquidas positivas nos próximos trimestres”, complementa.
Carlos Batistini Neto conversou com a Buildings sobre consultoria de real estate focada na gestão de portfólio imobiliário e representação de proprietários.
Atuação e presença em 14 estados
Como empresa de property management, exclusivamente, a Innova nasceu em 2005. Com uma filosofia de atendimento personalizado, flexível e confiada na alta capacidade de seus colaboradores, rapidamente conquistou ativos importantes que até hoje permanecem na carteira.
Já soma mais de 17 anos de experiência e hoje está presente em 14 estados. Com resultado, é capaz de atender clientes e investidores de norte ao sul do país.
Batistini Neto destaca o orgulho por atender grandes clientes.
“Os maiores empreendimentos do Brasil têm a marca da Innova. Contamos com o Condomínio Senado no Rio de Janeiro, sede de uma das maiores empresas nacionais, com mais de 100.000 m² de ABL. Além disso, passando por WTNU, The One Faria Lima dentre outros ativos relevantes, chegando a mais de 140 contratos atualmente. Clientes institucionais de fundos imobiliários, property companies, fundos de pensão, dentre vários outros, também fazem parte da nossa base de atendimento”, explica.
A divisão de Asset Management surgiu para maximizar e aproveitar a excelência do trabalho desenvolvido em property management. Além disso, segundo o executivo, veio para oferecer uma consultoria de real estate focada na gestão de portfólio imobiliário e representação de proprietários. Com isso, atende exclusivamente os interesses do investidor imobiliário, de todos os perfis.
Quanto aos serviços oferecidos pela Innova Asset, dentro do grupo Innova, a divisão cobre todo o ciclo imobiliário. Exatamente por isso, atua desde os estudos de vocação de um terreno/redesenvolvimento até os laudos de avaliação, coordenação de locação, representação em processo de aquisição e venda. Além de gerir toda a gestão da relação entre locatários e proprietários.
Leia também:
– Mercado de escritórios de alto padrão do Rio de Janeiro apresenta melhora
– Quanto mais perto de São Paulo, mais caro; performance por raios do mercado logístico
– FIIs de escritórios, shoppings e logística são os mais rentáveis de agosto
Cenário econômico é de cautela, sem perder o otimismo
Notícia recente do Valor Econômico (04/10), aponta que o otimismo de diversos empresários é o maior em um ano. Isso foi impulsionado por boas notícias no front econômico. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) de setembro subiu 0,8 ponto, para 101,5 pontos, maior patamar desde agosto de 2021 (102,5 pontos). Essa informação é da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Para o superintendente de estatísticas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre) Aloísio Campelo Jr., o resultado foi positivo. Apesar disso, faz ressalvas.
Para ele, será difícil que o indicador continue a subir com força nos próximos meses. E isso, claro, não conduziria o cenário atual a um “super otimismo” entre os empresários.
Ao comentar a evolução do indicador de agosto para setembro, o especialista explicou que foram notados saldos positivos tanto nas respostas relacionadas ao momento presente quanto ao futuro.
Investidor imobiliário em 2023
Quanto às perspectivas para o investidor imobiliário em 2023, Batistini Neto diz que as dificuldades macroeconômicas têm criado um cenário nebuloso. Isso sem falar das eleições presidenciais polarizadas no Brasil e a alta taxa de juros.

Foto: Innova.
“Isso, inevitavelmente, faz o investidor reduzir a sua exposição em risco/desenvolvimento de novos projetos, mantendo o seu portfólio em ativos líquidos, hoje com alta rentabilidade”.
Apesar disso, ele destaca que o boom recente (2017-2020) de investidores no setor de FIIs, mostra um mercado impulsionado cada vez mais por uma altíssima profissionalização na gestão dos ativos imobiliários. E isso acontece em todos os seus sub-mercados.
“Tanto no corporativo, quanto logístico, hotéis, varejo e residencial/multifamily. Neste último, especialmente, visualizamos uma curva importante de crescimento e evolução, especialmente no que tange o modelo de negócio e sua posterior gestão”, explica.
Ele aproveita para destacar alguns diferenciais competitivos e soluções oferecidas ao mercado.
“A Innova Asset é composta por profissionais com longa experiência. São mais 15 anos de trajetória, mesclando profissionais com tempo de casa e com passagens pelas consultorias multinacionais e incorporadoras/construtoras, uma equipe multidisciplinar preparada para atuar em todo o ciclo imobiliário, em diversas disciplinas”.
Destaca-se ainda a aplicação do know-how de administração para garantir a manutenção dos ativos e as representações em assembleias.
“São itens que os proprietários podem usar o nosso time e dedicar o tempo para outras atividades”, destaca.
Cuidando do patrimônio do cliente
A Innova conta com mais de 6 milhões de m² em gestão (Comercial, Residencial, Industrial, Mall e Logístico), 770 milhões em budget e mais de 4500 contratos de terceiros.
– Na Administração Condominial, oferece gestão completa de empreendimentos imobiliários (Administrativa, Financeira/Fiscal, Operacional/Técnica, Jurídica e Acervo Documental).
– Na Gestão de Facilities, coordena rotinas internas, infraestrutura e serviços terceirizados (manutenção predial e operacional, limpeza, conservação e jardinagem, organização e controle de arquivo, concierge, recepção e mensageria e gestão energética e recursos hídricos). Recentemente a certificação ISO 4100, focada no usuário, foi conquistada pela Innova. Para saber todos os detalhes, clique aqui.
– E por fim, na Asset Management representa o cliente em questões contratuais com o inquilino (laudos e vistorias ocupação e desocupação, renovações ou renegociações, representações em Assembleias, administração financeira/jurídica).
“Buscamos sempre a inovação e a melhoria contínua. Além de procurarmos nos adequar às expectativas e necessidades dos clientes. Nosso interesse é proporcionar a melhor experiência possível a todos os usuários. Com isso, é possível gerar tranquilidade aos investidores para dedicarem mais tempo ao mercado e garantir os cuidados com o dia a dia dos imóveis. Alcançamos bons resultados porque cuidamos do patrimônio dos nossos clientes como se fosse nosso”, finaliza.
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