E1 Viracopos, da Bresco, é reconhecido como um dos prédios corporativos mais sustentáveis do Brasil

Moderno empreendimento, que reúne as últimas tendências em escritórios, recebeu certificação Gold na versão v.4 do LEED.

Edifício E1 Viracopos localizado na região do Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP).

 

Tecnologia, infraestrutura, segurança e sustentabilidade que legitimam a qualidade e a responsabilidade da Bresco. Essas são algumas das características presentes no Bresco Viracopos – Edifício E1, empreendimento corporativo com conceito campus style open space, que inova com ambientes disruptivos, sustentáveis e mais humanos, além de propiciar sinergia e integração entre os seus colaboradores.

O Edifício E1 Viracopos está localizado na Rua Sergio Fernandes Borges Soares, 1000, na região do Aeroporto de Viracopos da na cidade de Campinas (SP). Trata-se de um moderno edifício que reúne as últimas tendências em escritórios. O imóvel em formato horizontal conta, ainda, com as vantagens oferecidas por integrar o Parque Corporativo Bresco Viracopos, vizinho ao aeroporto na região de Campinas.

O que significa a Certificação Gold na versão v.4 do LEED para o E1 Viracopos

É notória a preocupação cada vez mais relevante das empresas do setor imobiliário em garantir a qualidade técnica dos imóveis, além de atuar para reduzir o impacto ambiental e melhorar a comunidade localizada em seu entorno.

Em razão disso, a Bresco reforça que todo projeto da empresa já nasce com uma preocupação ambiental.

“Somos um dos membros fundadores do Green Building Council Brasil e temos  ambientes sustentáveis e, consequentemente, mais prosperidade e sólidos relacionamentos”, afirma Carlos Betancourt, presidente da empresa.

A preocupação com o meio ambiente é destacada pelo pioneirismo no desenvolvimento de empreendimentos “verdes” com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) ou Liderança em Energia e Design Ambiental, em tradução livre.

De 1994 a 2013, a certificação evoluiu de padrão para um sistema abrangente de modelos inter-relacionados que abordassem todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção.

Para certificar um projeto é preciso atingir uma pontuação mínima que está relacionada à satisfação de diversos requisitos de Construção Verde, divididos nas seguintes Categorias de Crédito:

  • Localização e Transporte
  • Lotes Sustentáveis
  • Eficiência da Água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Qualidade Interna dos Ambientes
  • Inovação e Prioridades Regionais

O resultado de todo esse trabalho pensado desde sua origem foi o que culminou no fato do E1 Viracopos ter, recentemente, recebido a certificação LEED Gold na versão v.4.

Destaque para a Bresco

Esta é uma grande e desafiadora conquista para a empresa. Trata-se do 4º edifício de escritórios a conquistar LEED na categoria CS na versão quatro no Brasil, sendo o 3º no Sudeste e o 1º fora da capital paulista.

Dentre esses edifícios, o E1 Viracopos conseguiu a segunda maior pontuação. É o único edifício de escritórios LEED Gold na cidade de Campinas, independentemente da versão do LEED.

O prédio obteve desempenho exemplar nos itens de Inovação (6/6), Eficiência de Água (9/11) e Energia e Atmosfera (26/33), o que vem ao encontro dos princípios de sustentabilidade que a Bresco preza em todos os seus empreendimentos.

“Vale destacar que se estivéssemos em uma área urbana, seria mais fácil conseguir a certificação. Como estamos numa rodovia, se entende que o acesso ao empreendimento é realizado apenas de carro. Mas isso na prática não ocorre. Contudo, a cada revisão, a avaliação LEED é mais rigorosa e exigente. Até a versão v.3., por exemplo, bastava que o empreendimento tivesse um bicicletário. Como o E1 está localizado dentro do Parque Corporativo Bresco Viracopos, ele disponibiliza bicicletas aos usuários e possui uma ciclovia dentro do empreendimento”, explica Carlos Sisti, Diretor de Operações da Bresco.

O diretor explica, ainda, que os serviços disponíveis no parque corporativo também são considerados na avaliação para a certificação, como banco, padaria, correio etc. “Nós temos o Bresco Mall, que oferece vários serviços e atende bem o público interno, mas ele ainda não tem essa gama tão variada de opções como um ambiente urbano propicia. Além disso, o empreendimento possui uma área verde de 247mil m² para a prática de exercícios, o que valoriza muito o edifício e favorece quem trabalha lá”, completa Sisti.

Outro destaque é que na região de Campinas há mais 20 empreendimentos certificados LEED, todos centros de distribuição/galpões logísticos, e todos no v3 do LEED. Desses, apenas 3 são Gold ou Platinum (incluindo o Galpão G1 Viracopos da Bresco).

O fato de também estar inserido no Parque Corporativo Bresco Viracopos, contribuiu para a pontuação no item de Sites Sustentáveis.

“Ter um empreendimento com certificação LEED já uma vitória; alcançar o nível Gold na versão v.4 é uma conquista para o meio ambiente”, destaca Carlos Betancourt.

Notáveis Economias

Para entender o que a Certificação LEED e o Gerador Fotovoltaico proporcionam na prática ao empreendimento, veja abaixo:

Quanto ao Sistema de Gerador Fotovoltaico, ele contém 440 módulos acoplados a 440 otimizadores, os quais se conectam a 02 inversores a partir de strings.

A potência nominal total é de 167,2 kWp para uma produção estimada de 261.122,3 kWh por ano, distribuídos em uma área de 900 m². Os otimizadores do sistema permitem que quando há o sombreamento das placas, o sistema economize até 36% da energia que seria desperdiçada.

O local detém três imóveis certificados: o G1 Viracopos (LEED Gold), Hotel Ramada (LEED Silver) e Bresco Mall (Certificado LEED).

O Conceito do empreendimento

Danilo Biajoli, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, explica que em Campinas, assim como em São Paulo, existem corredores que dão acesso às principais avenidas. “Aqui nós temos a Avenida Norte Sul, que equivale a nossa ‘Faria Lima’ de SP, digamos assim. Nosso desafio foi justamente criar um empreendimento que fosse atrativo o suficiente para convencer as empresas a virem para cá, usando uma avenida principal que desse esse acesso, de aqui é melhor do que estar em Campinas”, conta.

Outro detalhe de que se orgulham é em relação ao modelo open space adotado.

“Quando ainda não havia a situação da Covid-19, nós inovamos na questão do espaço aberto, com 1 elevador e 5 escadas amplas por onde as pessoas podem transitar sem se aglomerar. O prédio tem pé direito de 4,15 m livre e deixa o ambiente agradável, promove segurança e preserva a saúde de todos, principalmente neste momento tão delicado”, completa Biajoli.

Outra questão que ele destaca diz respeito ao ambiente de trabalho acolhedor oferecido aos funcionários.

“Com essa onda da Covid-19 que fez o home office se expandir, é importante também criar um ambiente que atraia os colaboradores, que os faça querer vir para o escritório, do contrário, não haveria razão para esse espaço”.

Leia também sobre outros Edifícios em Destaque
Retrofit do CEA trouxe inovações e mais espaço ao edifício
– Golgi é exemplo de qualidade em condomínios de galpões
– Complexo Centenário

O Parque Corporativo Bresco Viracopos

O Parque Corporativo Bresco Viracopos é um empreendimento de uso misto com aproximadamente 1 milhão de m² de terreno e 418 mil m² de área potencial construída.

Ao lado do Aeroporto de Viracopos, conta com prédios de escritório, centros de treinamento, galpões para logística, indústria leve e tecnologia e o Hotel Ramada.

Oferece também área de conveniência com academia, restaurantes, escolas de inglês e outros serviços. O Parque oferece infraestrutura completa para atender as necessidades de clientes em diferentes segmentos, dispondo de um excelente padrão de qualidade e diversas possibilidades de ocupação.

Atualmente operam no Parque grandes empresas como John Deere, Azul Linhas Aéreas, Grupo Ultra, Embraer, DHL, Benteler, FCA, Marel entre outras.

A Bresco, empresa referência em terceirização imobiliária, instalou no Parque Corporativo Bresco Viracopos carregadores para abastecer até dois veículos elétricos simultaneamente. O equipamento atende as características de carga para todos os veículos do mercado e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no empreendimento.

Essa usina supre o consumo de energia das áreas comuns do condomínio, composto por iluminação com lâmpadas LED e sistemas de bombeamento com grande eficiência energética.

Além disso, o parque possui ETE (estação de tratamento de esgoto) composta por sistema de membranas ultrafiltrantes, que representa o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes doméstico e industrial com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado.

Esse processo permite o uso do efluente como água de reuso nos imóveis que possuem a caixa d´água destinada, ao reuso para irrigação dos jardins e utilização específica nas bacias sanitárias.

Quando há excedente de água tratada, é possível o descarte de uma água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. Esse procedimento tem outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).

Quanto à infraestrutura

O Parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa.

Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.

De acordo com a empresa, as ações voltadas para a sustentabilidade vêm ao encontro da política da Bresco Investimentos, que demonstra preocupação com os assuntos ligados à preservação e à qualidade do meio ambiente.

Em sua infraestrutura, o espaço oferece, também, um Parque Linear com trilhas para caminhada e para a prática de exercícios. Além disso, o sistema de segurança monitora 24 horas por dia, com controle perimetral e circuito fechado de TV. Conta ainda com duas portarias blindadas com acesso direto para a Rodovia Santos Dumont.

A Bresco também investiu na preservação da fauna e da flora do local. Por isso, elaborou um programa de controle de ambos. Além disso, a iluminação viária é realizada com lâmpadas led e rede elétrica de dados subterrâneos. Possui ainda um ponto para abastecimento de veículos elétricos.

Infraestrutura e Sustentabilidade

  • Usina solar que abastece todas as áreas comuns do condomínio
  • Mall com conveniência e serviços
  • Hotel Ramada com 200 quartos
  • Vias internas pavimentadas e com iluminação LED
  • Rede elétrica e de dados subterrânea
  • Estação de tratamento de efluentes e reuso de água
  • Coleta seletiva de lixo, jardinagem, limpeza e manutenção
  • 247 mil m² de área verde com um parque linear com trilhas para caminhadas e prática de exercícios
  • 2 portarias e acesso direto da rodovia
  • Segurança 24h, com controle perimetral e circuito fechado de TV
  • Ponto de abastecimento de carros elétricos

O E1 Viracopos vai abrigar o novo campus do Agibank

Como resultado de todo esse trabalho, o moderno edifício foi o local escolhido para receber as instalações do novo campus do Agibank, um dos mais importantes bancos digitais do país, no Estado de São Paulo.

O Agibank ocupará os 6.665 metros quadrados do prédio, divididos em dois pavimentos, interligados por amplas escadas (duas delas em formato de arquibancada), com luz natural, grande vão central, resultado de projeto arquitetônico do Escritório Alcindo Dell’Agnese, que privilegia a interação dos usuários nas áreas colaborativas.

A fachada também foi projetada para valorizar a entrada de iluminação natural, prezando pelo conforto térmico, e apresentando elementos visuais diferenciados neste tipo de edifícios, como estrutura em aço corten e concreto armado.

Todos os projetos foram desenvolvidos na plataforma BIM, propiciando agilidade nas compatibilizações dos projetos, reduzindo erros e proporcionando uma construção de maior qualidade.

O Agibank é um banco digital omnichannel que se preocupa com seus clientes. Digital sempre e presencial quando o cliente precisa, oferece produtos e serviços simples e acessíveis para descomplicar a vida financeira de milhares de brasileiros, especialmente os 50+.

Outro grande diferencial é a cobertura do prédio, que pode ser utilizada como área de descompressão e lazer, no estilo de um rooftop. Nesse espaço, também foi implantada uma usina de energia solar, que abastecerá o edifício. O prédio dispõe ainda de 171 vagas de estacionamento, sendo duas delas dedicadas a veículos elétricos.

Para o Agibank, a escolha por Campinas passa por estar mais próximo de um dos maiores centros econômicos mundiais e pelo fato da cidade listar entre as mais inteligentes e conectadas do país.

”Encontrar um local como o Bresco Viracopos, totalmente alinhado às nossas premissas de inovação e bem-estar, facilitou muito essa escolha. Sua localização é estratégica, a infraestrutura sustentável e nos insere em mais um grande hub de tecnologia, nos preparando ainda melhor para o futuro”, diz Marciano Testa, CEO do Agibank.

Sobre a Bresco

A Bresco é uma plataforma de investimentos imobiliários com foco no segmento logístico. Destaca-se por deter de uma equipe altamente especializada e com um amplo e reconhecido histórico de transações, pela qualidade de seus empreendimentos, assim como pelas relações que constrói e cultiva com seus clientes, fornecedores, parceiros e comunidades.

Atua por meio de quatro modelos: Built-to-Suit (desenvolvimento e construção sob medida de acordo com as demandas de seus clientes, por meio de contrato de locação de longo prazo), Sale-leaseback (aquisição da propriedade do cliente e concomitante locação de longo prazo), Aquisição e Desenvolvimento de terrenos e propriedades para locação.

A Bresco é membro-fundador do Green Building Council Brasil e pioneira na certificação LEED de “edifícios verdes” na América Latina. Também é a primeira empresa de investimentos imobiliários no Brasil a receber a certificação B Corporation, que reconhece a preocupação da empresa em adotar as melhores práticas corporativas e buscar continuamente a geração de impactos positivos no meio ambiente e nas comunidades em que atua.

Além disso, é a primeira gestora de investimentos imobiliários no Brasil a fazer parte do PRI Principles for Responsible Investment, programa apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e líder global na promoção de investimentos sustentáveis.

Para saber mais, acesse: www.bresco.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quinze =