EREA investe na Click Galpões e entra no segmento de Last-Mile

Transação representa passo significativo para a Tarpon Niche na criação de um ecossistema completo de soluções para o segmento de logística.

Com a compra da plataforma Click Galpões, EREA abre espaço em seu portfólio para os pequenos galpões localizados em grandes centros urbanos. A aquisição de 80% da Click Galpões, a maior plataforma digital independente do setor, com foco em galpões urbanos, tem o objetivo de expandir a atuação do grupo de forma especializada no real estate. Além disso, a atuação será voltado para operações logísticas e de Last-Mile, focado inicialmente no estado de São Paulo.

Com a vinda da Click Galpões, o grupo ganha uma nova vertical atuando no canal digital e na captura sinergias do ecossistema.

A transação em questão constitui um passo importante para a Tarpon Niche – que adquiriu uma participação estratégica na EREA no ano passado, na construção de um ecossistema logístico abrangente e autônomo. O objetivo é proporcionar soluções amplas e inovadoras às crescentes demandas do mercado imobiliário logístico.

O sócio fundador da Click Galpões, Alex Maciel, permanece à frente do negócio.

Sócio-fundador da Click Galpões, Alex Maciel; e Jéssica Mesquita.

“A decisão por essa parceria representa a realização da minha visão de futuro para a Click Galpões. Estou muito animado com o que vem pela frente e muito feliz de fazer parte desse grupo tão renomado no setor” reflete Maciel.

Além dele, a EREA destacou a sócia Jéssica Mesquita para fazer parte do negócio. Jéssica, uma prata da casa, irá liderar as agendas de negócios digitais e as estratégias da Click Galpões.

Leia também:
Edifício Faria Lima 3500 é comprado pelo Itaú Unibanco por R$ 1,5 bilhão
Minas ultrapassa Rio em volume de estoque logístico

Parceria entre as empresas promete bons resultados

As empresas do Grupo EREA permanecerão atuando de maneira independente, em três principais frentes de negócio:
(i) EREA consultoria especializada em projetos de locação, venda de galpões e terrenos e projetos de expansão e BTS para ocupantes logístico em nível nacional; (ii) EREA PDS oferecendo serviços em engenharia e desenvolvimento imobiliário para projetos logísticos (iii) Click Galpões canal digital com foco em Last-Mile.

Já a Tarpon Niche amplia seu leque de empresas com foco no setor logístico através de mais um M&A. A nstech, outra empresa do portfólio da gestora, em três anos de existência se consolidou como a líder na América Latina em software para supply chain.

“Dentro deste movimento, que começou com a criação da nstech, a maior plataforma de tecnologia para logística da América Latina, reforçamos nosso  comprometimento em não apenas construir e expandir as três empresas do Grupo EREA com profundo know-how e independência de atuação, mas também em solidificar nosso ecossistema de referência no mercado de logística, oferecendo soluções completas, incluindo real estate, que impulsionarão toda a cadeia e irão aprimorar a experiência do cliente”, avalia Vasco Oliveira, fundador da Tarpon Niche.

Com essa visão estratégica, a Tarpon Niche está explorando novas verticais e considerando outras oportunidades de investimento, as quais estão atualmente no pipeline da gestora.

A Click Galpões detém a maior base de dados de ativos imobiliários Last-Mile do Brasil, atendendo a uma clientela diversificada, incluindo empresas de e-commerce, franquias, alimentos e bebidas, varejo e outros.

Desde a pandemia, a empresa vem surfando macrotendências importantes, impulsionadas pelo crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. Dispõe de sólida presença em São Paulo e se destaca ainda por oferecer soluções completas e personalizadas para atendimento a empresas em busca de espaços logísticos e industriais de alta qualidade.

Crescimento do segmento de Real Estate Logístico

A companhia é especialmente reconhecida como uma das líderes de mercado em transações logísticas em áreas urbanas, contando com um portfólio de mais de 3.500 imóveis e um tráfego mensal de mais de 20.000 clicks na plataforma.

“Estamos dando passos decisivos ao realizar investimentos  em tecnologia, inteligência de mercado, marketing e M&As que fortalecem integralmente todas as empresas do grupo, seguindo nossa visão de construir a melhor empresa focada em Real Estate Logístico na América Latina”, destaca Clarisse Etcheverry, CEO do Grupo EREA.

Clarisse Etcheverry, CEO do Grupo EREA.

Ela ainda completa: “É notável o quão visionário foi Alex Maciel ao identificar, anos atrás, a crescente tendência da logística urbana no mercado imobiliário brasileiro, sendo ele um grande pioneiro.”

Desde o início das operações do Grupo EREA em 2018, a empresa alcançou importantes marcos, transacionando, gerindo e desenvolvendo mais de 5 milhões de m² de galpões.

Em 2023, o Brasil terminou com um estoque de 35 milhões de metros quadrados locáveis em condomínios logísticos e vem crescendo a uma taxa média de 9,5% ao ano desde 2020. Foram entregues 2,2 milhões de metros quadrados de novo estoque, um crescimento de 65%.

Foram locados 4,2 milhões de metros quadrados em 2023, com destaque para os setores de logística (3PLs), e-commerce e industrial.

A vacância média no Brasil ficou abaixo de 10% e os preços de aluguel subiram 5,2%, acima da inflação.

De acordo com a EREA, a região Sudeste respondeu por 77% de todo o volume locado em 2023 no Brasil, enquanto apenas o estado de São Paulo foi responsável por 52%.

Segmento de Last-Mile em ascensão

Nos últimos dois anos, o setor de comércio eletrônico experimentou uma expansão notável. Conforme apontam estatísticas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projeções indicam um faturamento expressivo de R$ 185,7 bilhões para o mercado em 2023.

Além disso, a associação revela que o volume de pedidos via e-commerce atingiu a marca de 368,7 milhões em 2022. Essa movimentação tem gerado um impacto significativo nos processos logísticos das empresas e impulsionado o setor de galpões logísticos para o segmento de Last- Mile.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading