Conteúdo Exclusivo – Por Ellen Costa
Empreendimento Fonsecas Tower na Vila Olímpia recebe Habite-se após quase uma década e levanta dúvidas sobre seu futuro uso.
São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – Após quase dez anos da construção finalizada, o edifício Fonsecas Tower teve seu Habite-se emitido e foi oficialmente entregue ao mercado em dezembro de 2025.
Localizado na Alameda Raja Gabaglia, 61, na Vila Olímpia, o imóvel marca um movimento relevante no mercado corporativo da região. Isso ocorre justamente por encerrar um longo período de inatividade desde sua conclusão física, ainda em 2016, segundo a Buildings.
De perfil Classe A, com 18 andares e aproximadamente 9 mil m² de área bruta locável, o Fonsecas Tower está 100% disponível para locação.
Nesse sentido, durante quase uma década, o ativo permaneceu “pronto”, porém sem Habite-se, já que o proprietário optou por postergar sua emissão até que houvesse uma negociação para ocupação integral do prédio — cenário que acabou não se concretizando naquele momento. Para saber mais sobre este ou qualquer outro imóvel ou região, acesse o Buildings CRE Tool.
Leia também:
– Aluguéis comerciais crescem 20% em dois anos em São Paulo, com Nova Faria Lima liderando
– Podem faltar galpões logísticos em 2026, diz empresa do setor
– Logística começa 2026 em ritmo acelerado, aponta Buildings
Mas o que a recente emissão do Habite-se pode significar?
Esse novo cenário reacende o interesse do mercado e levanta questionamentos sobre o futuro do empreendimento.
Embora o edifício esteja formalmente liberado para locação corporativa, ainda não há confirmação se o ativo seguirá com esse posicionamento ou se poderá ser direcionado para outro uso.
Assim, entre as especulações, o mercado comenta a possibilidade de uma locação comercial futura (ainda não divulgada). Além da possibilidade de conversão para o segmento residencial, tendência que vem ganhando força em regiões consolidadas de escritórios, como a Vila Olímpia.
Inserido em um dos eixos corporativos mais tradicionais de São Paulo, o Fonsecas Tower se compara ao Vila Olímpia Corporate Plaza e ao Atrium VI. Tanto em padrão construtivo como boa localização.
Em conteúdo recente, apresentamos um panorama sobre algumas regiões de São Paulo, as quais avançaram nos últimos dois anos. Assim, elas se destacaram com queda na taxa de vacância e aumento do preço médio pedido de aluguel.
A única exceção observada no período foi a Vila Olímpia, justamente onde o imóvel está localizado. Esta região, pode-se dizer, andou de lado devido à devolução de escritório do Google no edifício Sky Corporate no início do ano. E pela entrega do Fonseca Tower no fim do trimestre, responsável por aumentar a vacância na região: que ficou em 13% no 4T de 2025. Para acompanhar todos os indicadores do setor de escritórios, acesse o Buildings CRE Tool.
A decisão final sobre a ocupação do edifício — seja por um inquilino único, múltiplos usuários ou eventual mudança de uso — deverá indicar não apenas seu destino, mas também sinalizar novas dinâmicas de absorção e reposicionamento imobiliário na região.
Por fim, tentamos obter informações ou novidades com os representantes do proprietário do Fonseca Tower, mas não obtivemos nenhum dado complementar até a publicação desse conteúdo.
Deixe uma resposta