Um novo olhar sobre acessibilidade

Guiaderodas_Buildings

Para grandes empresas, acessibilidade tem se tornado um fator de decisão no momento de escolher o edifício onde montará sua sede e escritório, bem como um upgrade quando manutenções e melhorias são realizadas.

Pensando justamente na importância do tema, a Buildings firmou parceria com o Guiaderodas, disponibilizando aos seus clientes dentro da plataforma CRE Tool um filtro dos edifícios que possuem a certificação.

O Guiaderodas é uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade, que tem como objetivo proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva a todos. De acordo com Bruno Mahfuz, Diretor Fundador do Guiaderodas e também cadeirante desde 2001, é preciso entender de maneira mais global o conceito de acessibilidade.

Segundo ele, pensar na inclusão sem limitar o olhar apenas nas pessoas com deficiência motora, é um ganho a toda sociedade.

“Boa parte das pessoas associa a palavra ‘acessibilidade’ a pessoas com deficiência. Em parte, elas têm razão: pessoas com deficiência precisam de acessibilidade para desempenhar suas atividades. No entanto, se entendermos acessibilidade como a possibilidade de acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, sem nenhum tipo de barreira, podemos concluir que a acessibilidade beneficia a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida”, explica.

Ele ainda complementa. “Assim, muito mais do que vencer entraves arquitetônicos, a acessibilidade tem também o objetivo de eliminar barreiras comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas, naturais e atitudinais (talvez as mais impactantes)”, conclui.

A Buildings valoriza e incentiva a acessibilidade. Foi justamente daí que surgiu essa parceria com o Guiaderodas – atualmente a maior comunidade de pessoas e empresas que trabalham pela acessibilidade.

Certificação Guiaderodas

A Certificação Guiaderodas é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade. A metodologia original foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e pelas pessoas.

Com isso, a avaliação vai muito além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal.

Ainda segundo Mahfuz, grandes empresas têm se preocupado em oferecer e expandir melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, além de oferecer acesso a seus clientes.

“A busca por prédios que aderiram ao programa de Certificação Guiaderodas e que apresentam ótimas condições de acessibilidade é uma realidade no mercado imobiliário. Grandes empresas, além de terem funcionários com deficiência, têm uma cultura forte de diversidade e inclusão. Na hora de escolher entre um prédio e outro, esse atributo pode ser decisivo”, conclui.

Leia Também:
Acessibilidade na escolha de escritórios

Para a Buildings, essa parceria é o reconhecimento do excelente trabalho que o Guiaderodas oferece, bem como uma maneira de agregar mais serviços e informações pertinentes a seus clientes.

“A parceria com o Guiaderodas foi muito além da produção de conteúdo e divulgação das ações. Oferecemos a eles também o que temos de melhor: nossa base de dados para que continuem esse trabalho de relacionamento com proprietários e administradoras. Além disso, também possibilitamos uma porta aberta dentro do sistema CRE Tool para que edifícios que possuam o certificado Guiaderodas tenham destaque dentro da base e sejam encontrados de forma mais rápida. Vemos essa como uma das contribuições da Buildings com o trabalho exemplar que eles fazem”, explica Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings.

Nas palavras de Mahfuz, assim como o Guiaderodas, a Buildings também fomenta boas práticas no mercado imobiliário e oferece conteúdo de qualidade para a sua audiência. “As grandes mudanças se iniciam com a conscientização e essa troca de ideias tem cumprido um papel importante para a sociedade”, diz.

Mais do que garantir o simples cumprimento de obrigações legais, o foco da acessibilidade está em dispor de soluções que facilitem o dia a dia de pessoas com necessidades específicas.

O mercado imobiliário tem dado mais atenção ao tema e procurado contemplá-lo assertivamente em seus empreendimentos, a fim de conquistar e manter bons inquilinos. Com isso, todos ganham.

2 Comments

  1. Nelson mir mendes Reply

    Guiaderodas, é sem dúvida, um maravilhoso Portal de esperança
    nao só para os deficientes, mas para toda a população que vive e trabalha em prédios.
    Sabemos de inúmeros predios em que a acebilidade é desprezada como também o tratamento pessoal.
    Benvinda era novíssima que o empreendimento Guiaderodas, apresenta a população.
    Parabéns!!!!!

    1. Jucelene Oliveira Post author Reply

      Agradecemos pelo comentário, Nelson. Esperamos que mais empreendimentos adotem essas boas práticas. Aliás, o objetivo com esta parceria é justamente isso. Que o Guiaderodas continue esse excelente trabalho e que haja mais acessibilidade a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =