13ª edição do Buildings Exclusive reúne profissionais do mercado imobiliário em São Paulo

Novamente de casa cheia, a 13ª edição do Buildings Exclusive foi um sucesso, ao reunir cerca de 300 executivos do mercado imobiliário, no dia 08/11, em São Paulo. Desta vez, o evento foi realizado no Edifício Pinheiros One, um ativo de alta qualidade, pertencente ao portfólio da Barzel Properties.

Números do setor de escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, além de resultados e insights do mercado logístico foram apresentados durante o encontro, com destaque para o ciclo imobiliário de cada setor.

Absorção líquida, taxa de vacância, novo estoque, preço e novas locação de imóveis em São Paulo e Rio de Janeiro, além da expansão das empresas do setor logístico foram discutidas no detalhe.

Olhando para o momento atual e, considerando seu histórico, em que ciclo os mercados estão? Expansão, super oferta, recuperação ou recessão?

Exclusivo para os clientes da plataforma Buildings CRE Tool, novamente esta edição promoveu uma rica interação entre clientes e players e teve Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings, à frente da apresentação. 

Setor logístico no Brasil continua aquecido

Não é segredo para ninguém do quanto o setor logístico cresceu nos últimos anos, sobretudo no período mais intenso da pandemia.

Atualmente, os dados brasileiros apontam 966 condomínios logísticos prontos, o que equivale a 33,8 milhões de m² entregues. Além disso, a atividade construtiva segue aquecida: são 4,2 milhões de m². E mais 21,7 milhões de m² estão em projeto.   

Apesar do novo estoque ter alcançado ótimos resultados nos últimos anos, a taxa de vacância segue em queda, o que atesta que as empresas do setor não têm tido dificuldade para absorver as novas entregas.

A taxa de vacância no Brasil chegou a 9,1% no 3T de 2023, na mesma média do 2T/2023 e menor que o 1T/2023, que foi 10,58%.

Curiosidades do mercado industrial

Quanto à evolução da absorção líquida, o 3T/2023 apresentou um resultado maior que o 2T/2023: 724 mil m² positivos.


A maior absorção líquida positiva foi de 135.000m² referente ao GLP Guarulhos II, ocupado pela Shein. Na outra ponta, a maior negativa foi de -75.000 m² no GLP Campo Grande , uma redução de espaço do Grupo Pão de Açúcar.

O mercado logístico de outras cidades também foi referenciado como importantes, entre eles:

Leia também:
Profissionais do Nordeste preferem trabalho presencial ao home office
Centro de Santiago tem vacância baixa, contudo alguns imóveis estão vagos há mais de três anos

A cidade de Extrema, em Minas Gerais, ganhou enorme destaque. Isso porque, com 1,05 milhão de m² de condomínios logísticos, a região não possui estoque vago. Além disso, possui 416 mil m² de atividade construtiva, ou seja, novas entregas ocorrerão em breve.

Confira alguns takes do encontro:

Mercado de escritórios de São Paulo teve novas locações

Durante a apresentação do dados, Didziakas apontou os números do mercado de escritórios Corporate de São Paulo que corresponde a 11,9 milhões de m². Isso equivale a 1.622 edifícios prontos. Quanto aos edifícios em construção/retrofit são 44 imóveis. Além disso, ainda possui 21 edifícios em projeto.

Os números do mercado Corporate do 3T/2023 apontaram que o setor está crescendo. Um dos highlights do evento foram as locações ocorridas no trimestre, entre elas:

  • Parque da Cidade com 6.600 m²;
  • CEAB, com 4.600 m²;
  • LED Corporate com 4.500 m².

Quando se avalia a absorção líquida por regiões e Classe, observa-se:

Corporate Classe A:

  • Barra Funda/Vila Leopoldina: foram 14.800m² positivos (CEAB, LED Corporate e Brasília Square Offices);
  • Chucri Zaidan: 14.500m² (Parque da Cidade, RiverView e Morumbi Corporate).

Já a Nova Faria Lima teve resultado negativo de -1.000m² (São Paulo Corporate Towers e Praça Faria Lima). Isso não significa um problema para a região.

A Paulista também teve absorção líquida negativa de 3.300m² (São Luiz Gonzaga e Ed. Paulista)

Por fim, um preview do 4T de 2023 aponta 8 mil m² no Infinity Tower para a Byte Dance e 6.300 m² no Edifício Palladium para a Atualli Snipe Care. 

Quando ao ciclo imobiliário, a conclusão que se chega é que: o setor de logística segue em expansão; o setor de escritórios de São Paulo continua dando bons sinais de recuperação, e o setor de escritórios no Rio de Janeiro permanece em recessão, apesar de ter tido alguns destaques interessantes e positivos no trimestre.  

Agradecimentos

Antes de finalizar, aproveitamos para agradecer a todos os apoiadores do evento que contribuíram para torná-lo possível: Barzel PropertiesEREA AdvisoryJohn Richard RealtyCorp Consultoria ImobiliáriaLeão Produtora e Ocupantes – Corporate Real Estate.

Confira algumas fotos do encontro:

Deixe uma resposta

%d