Centro Empresarial Europa – Sofisticação, conforto e modernidade em um ponto estratégico do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A importância histórica da cidade do Rio de Janeiro já é conhecida. Contudo, é válido lembrar que a cidade representa um notável centro econômico do Brasil e, para isso, é preciso que exista uma boa estrutura para receber empresas. No âmbito público, muito já foi feito, com a revitalização de áreas, como é o caso da região centro histórico. E é em tal localidade que fica a rua Riachuelo, endereço do Centro Empresarial Europa. O empreendimento é resultado de um retrofit do antigo prédio do Jornal O Dia. O responsável pelo projeto foi o arquiteto Edmundo Musa, da ARQ&URB.

O retrofit contou com instalação de novos elevadores, escadas modernas com proteção de fumaça e criação de um amplo terraço de uso comum no sexto pavimento, segundo explica Edmundo. “A revitalização da Sede do Jornal O Dia é um projeto muito instigante, pois equacionou o desafio de adequar a planta existente, muito profunda e adequada às antigas funções, à necessidade de iluminação dos futuros escritórios. Isso foi obtido com o uso de amplas reduções, ajardinadas com paisagismo do Escritório Burle Marx, nas duas laterais que abriram a luz nos salões”, completa.

Conforme explica o arquiteto, o paisagismo foi outro destaque. O projeto conta com jardins internos e com elementos diferenciados no terraço, em um projeto bem singular. “O projeto paisagístico foi desenvolvido para todo o empreendimento. No térreo, podemos destacar a preocupação do trabalho no desenho de piso, mantendo a tipologia do piso existente das calçadas do entorno”, detalha Haruyoshi Ono, do Escritório Burle Marx.

Localização e unidades

 Os ocupantes do prédio têm fácil acesso a diversos pontos estratégicos no centro da cidade, como o aeroporto Santos Dumont, a Praça XV-Barcas, a Praça Mauá-Porto e as Estações de Metrô Central do Brasil, Cinelândia e Carioca.

Com dois estacionamentos, totalizando 160 vagas, o empreendimento possui 8 pavimentos, somando 18 conjuntos de lajes corporativas em 10 mil m² de área construída para a instalação de escritórios. A construção possui lajes grandes, o que permite o trabalho com open space ou com divisão de salas.

O Centro Empresarial Europa oferece ar condicionado central, piso elevado com insuflação de ar pelo piso – sistema WERDEN de tecnologia alemã – e máxima flexibilidade para distribuição de cabos elétricos e de comunicação para todas as salas. As lajes possuem teto rebaixado com forro acústico removível que possibilita a distribuição de luminárias de acordo com a necessidade de layout, além de sistema de splinkers. É possível, também, instalar geradores individuais.

Centro Empresarial Europa – CEE – Rio de Janeiro
Acessos: Rua do Riachuelo, 359 – centro, e Rua Paula Matos, 149 – Santa Tereza
Realização/ Incorporação: DIGNITUS Patrimônio e Participações Ltda.
Comercialização: Centro Empresarial Europa
Projeto Arquitetônico: ARQ&URB – Edmundo Musa
Paisagismo: Burle Marx & Cia. Ltda.
Andar corrido com área bruta locável do pavimento-tipo: de 386,36 m2 (sala 201) a 1.500,20 m2 (salas 501, 502 e 503)
Área bruta locável da loja no térreo: 503,59 m2

Pavimentos: Térreo com acesso, loja e salas técnicas; 4 pavimentos-tipo com 3 salas, 3 pavimentos-tipo com 2 salas; Pavimento/terraço de uso comum

 

Contatos para informações: (21) 3547-7985
info@centroempresarialeuropa.com.br

Fonte: Buildings

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 2 =