Grandes locações confirmam a recuperação do mercado de escritórios

Imagem: Unsplash

 

Lá no início da pandemia, em março de 2020, vimos o mercado imobiliário corporativo em São Paulo ser acometido por devoluções de espaços. As incertezas para o setor de alto padrão de imóveis comerciais vieram, também, pelo aumento da taxa de vacância. Esta também surgiu como reflexo do volume de novas entregas de imóveis. Seja como for, a crise estava instaurada. Agora, o cenário é outro, e não seria nenhum exagero dizer que o período de retração do mercado, de fato, ficou no passado.

Consequência disso são os números expressivos de absorção líquida registrados no final de 2021. Desde o 3T de 2021 houve reação do mercado de escritórios nas duas maiores cidades comerciais do Brasil e, de lá para cá, o cenário segue positivo. Para saber mais, clique aqui.

Agora, eis que o mercado novamente comprova não estar mais vivendo um período de arrefecimento. Pelo contrário.

O destaque agora são para três grandes locações de espaços comerciais em regiões consolidadas da capital paulista. Essas locações confirmam a recuperação do mercado imobiliário corporativo em São Paulo neste primeiro trimestre do ano, e mantém a expectativa alta por novas oportunidades.

Locações importantes 

  • A empresa Kavak locou 9 mil m² no Parque da Cidade (o maior complexo multifuncional da cidade), localizado na Avenida Dr Chucri Zaidan, pertencente ao portfólio da BR Properties;
  • A empresa BeFly Turismo locou 8500 mil m² no Paulista Star (localizado no Jardim Paulista), pertencente ao portfólio do CSHG Real Estate;
  • E as Lojas Riachuelo locaram 6300 mil m² no Pinheiros One (localizado no Butantã), pertencente ao portfólio da Barzel Properties.

Nessim Sarfati (Barzel Properties)

Para Nessim Sarfati, sócio-fundador da Barzel Properties, o mercado de escritórios tem de fato reagido nestes últimos meses. Ele enxerga um cenário positivo e de boas expectativas.

“Tenho visto um crescimento na demanda por locações tanto na Barzel, como no mercado de maneira geral. No final de 2021, locamos 15 mil m² de escritórios e já nesse início de 2022, fechamos 4 novos contratos e ainda temos outros em vias de assinatura. Noto que o retorno aos escritórios se iniciou com empresas de pequeno e médio porte e acredito que a partir de agora haverá uma forte demanda de empresas de grande porte, como foi o caso da Riachuelo no Pinheiros One, apontando para uma recuperação gradual e sólida do mercado”, explicou.

Outros números da retomada do mercado de escritórios em São Paulo

 

Conforme artigo que publicamos em janeiro passado, no 3T/2021 a absorção líquida foi positiva em 15,179 mil m² e no 4T/2021 em 75,697 mil m². Isso significa que o mercado de escritórios paulista mais entregou do que devolveu espaços comerciais, dois trimestres seguidos. Para ler artigo completo, acesse: Mercado de escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro consolida retomada

Leia Também:
– Fundos imobiliários ainda são a melhor opção para entrantes na renda variável
– Etapas importantes na hora de escolher o imóvel ideal para sua empresa
– Chucri Zaidan e Nova Faria Lima: perfil, diferenças e pontos em comum

Outro índice que merece destaque no mercado de escritórios de alto padrão diz respeito à taxa de vacância, que no 4T/2021 também sofreu redução: de 23,05% (3T/2021) para 21,55% (4T/2021). Embora ainda seja um índice alto e que requer atenção, não deixa de ser um indicador positivo de melhora para este momento.

***

Caderno Estatístico

Tem interesse em conhecer melhor os números do mercado de escritórios e industrial/logístico?

Baixe agora mesmo o Caderno Estatístico do mercado de escritórios e industrial/logístico produzido pela Buildings. Nele, você terá acesso aos dados detalhados do 4° trimestre de 2021, divididos em um consolidado das informações do Brasil, do estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se interessa em saber quais foram as principais transações do setor, os indicadores do mercado, histórico e perfil dos empreendimentos comerciais e logísticos?

Tudo isso e muito mais você encontra no Caderno Estatístico. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + nove =