Etapas importantes na hora de escolher o imóvel ideal para sua empresa

Imagem: Unsplash

 

Artigo por Fábio Costacurta da SP Corporate

Qualquer empresa que esteja em busca de um novo espaço comercial para instalar seu escritório, sabe o quanto a informação é a base para uma boa negociação imobiliária.

Ela é a fonte das diversas movimentações que ocorrem e influencia direta e/ou indiretamente na formação de preços de aluguel, bem como na aquisição ou locação de um imóvel.

Dependendo da especificidade da demanda, quanto mais especializado o prestador de serviços seja, maiores são as chances de o cliente obter o resultado esperado com mais rapidez e segurança.

Portanto, ao procurar por imóveis corporativos, deve-se levar em consideração a localização do imóvel, a região, sua infraestrutura de entorno, o valor mensal do aluguel, a qualidade do ativo, as inovações e certificações que ele pode oferecer, entre outros itens. Todas essas informações você consegue consultar na plataforma Buildings CRE Tool. 

Etapas indispensáveis para uma boa pesquisa comercial

Muitos iniciam esse processo da pior forma possível, por meio de contatos com dezenas de corretores e imobiliárias – muitos deles não especializados. Esse trâmite pode trazer centenas de anúncios inócuos, sem endereços ou com informações inválidas, que visam somente a captação do cliente.

O resultado será, fatalmente, energia e tempo desperdiçados. E todos sabemos que não há tempo a perder.

Parece óbvio dizer isso, mas é importante considerar algumas dicas para não se perder na frustração. São elas:

  • Para comprar uma casa, procure um corretor residencial, de preferência especializado na região onde deseja comprar;
  • Para locar um galpão logístico, procure um corretor especializado em logística e Centros de Distribuição (CDs), que terá em mãos todas as informações técnicas e comparativas de mercado no seu ramo de atividade e região envolvida;
  • Para escolher o escritório ideal para a sua empresa ou negócio, procure consultorias ou imobiliárias corporativas especializadas na área.

Quando o primeiro contato é realizado, algumas etapas prévias também são necessárias:

  • Entender quais as principais necessidades da empresa;
  • Ter conhecimento do budget para a operação;
  • Saber se existe expectativa de expansão do negócio a médio ou longo prazo;
  • Conhecer o número de funcionários da empresa, entre outras coisas.

E, considerando o momento atual em que vivemos (pandemia indo para seu terceiro ano), saber se toda a equipe vai trabalhar full time no escritório ou se haverá um modelo híbrido ou de revezamento estabelecido, também fará diferença na negociação. Com isso em mãos, a metragem quadrada adequada para a pesquisa da localização de preferência será melhor oferecida.

E de posse dessas informações e, com um banco de dados satisfatório, cruzam-se os pontos e prontamente se obtém um relatório completo, nominado e totalmente direcionado à empresa contratante.

Confira também:
– Chucri Zaidan e Nova Faria Lima: perfil, diferenças e pontos em comum
– Design focado no colaborador: a inclusão de experiência no design corporativo
– Vídeo da Expansão Latam: dados e análises do mercado de escritórios Classe A de Santiago

 

Imagem: Unsplash

O que as empresas ganham quando contratam uma consultoria imobiliária?

Uma imobiliária especializada em imóveis corporativos tem como seu core business o atendimento empresarial. Desde o primeiro contato até a finalização da locação e assinatura do contrato, existem procedimentos específicos da negociação, amparados por processos documentados.

Obviamente que cada imobiliária possui um modelo de apresentação, mas em geral, elas devem oferecer ao cliente:

  • Relatórios que apresentam detalhes específicos de cada edifício, como diversos arquivos fotográficos e plantas arquitetônicas;
  • A data da construção do prédio e se passou por algum processo de retrofit, e quais áreas foram reformadas ou revitalizadas;
  • O número de andares, de vagas de garagem, e a classificação do imóvel no mercado;
  • Se tem certificação Green Building, qual o tipo de forro, de piso e ar condicionado;
  • Se possui gerador para áreas comuns ou privativas, bicicletário, auditório, heliponto;
  • Horário de funcionamento, nível de segurança e mais uma infinidade de detalhes sobre o empreendimento.

Esses são detalhes que fazem toda a diferença na hora da locação. Para saber mais, consulte na plataforma Buildings CRE Tool. 

Além disso, cada edifício é disposto lado a lado com outras opções de mercado e também de outras regiões solicitadas, para que a empresa solicitante possa ter uma visão geral das alternativas disponíveis, e possa dar o próximo passo de forma mais assertiva.

Vencida essa fase e realizado o fechamento do negócio, parte-se para a minuta de contrato. Neste momento, o departamento jurídico acompanha as duas partes envolvidas até a assinatura do documento.

Outros pontos a se considerar

Além dos itens elencados anteriormente, que são de suma importância para se escolher a melhor opção de imóvel, existem outros que podem ser ofertados pelas consultorias corporativas como complemento ao serviço de brokerage.

Alguns deles são:

  • Test fit inicial e posterior coordenação por empresas parceiras, mobiliados sob medida com capex zero ou ainda financiamento de obra;
  • Built-to-suit, quando existe a necessidade de se ter um imóvel específico, construído sob medida para aquele cliente;
  • Sale & lease back, quando a empresa necessita de uma reestruturação de caixa.

É sempre importante estar seguro na tomada de uma decisão imobiliária, lastreada em aspectos técnicos e jurídicos, afinal, após a assinatura de um contrato, esta será a nova sede (ou casa) da cliente por um longo período.

O BigData do Mercado de Real Estate

Se você tem interesse em conhecer em detalhes o mercado imobiliário corporativo, a plataforma CRE Tool será sua grande aliada. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional. O mercado de Santiago também está monitorado, sendo a primeira cidade na expansão Latam da Buildings.

Clique abaixo e saiba mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezessete =