O despertar dos escritórios de alto padrão em Santiago em 2026

Conteúdo Exclusivo

A capital chilena apresenta o menor índice de desocupação de escritórios de alto padrão em cinco anos.

São Paulo, 15 de abril de 2026 – O mercado de escritórios de alto padrão em Santiago (Classe A e A+) atravessa um momento de transformação estrutural que redefine as expectativas dos investidores para 2026.

Assim, após enfrentar ciclos de incerteza, o setor apresenta um novo cenário ao registrar absorção líquida positiva pelo sexto trimestre consecutivo.

Trata-se de um resultado de 160 mil m² na absorção de espaços qualificados somados desde o final de 2024. Nesse sentido, a cidade respira um novo otimismo comercial.

Os dados do primeiro trimestre de 2026 apurados pela Buildings, e disponíveis na plataforma Buildings CRE Tool, revelam uma dinâmica de mercado mais enxuta e eficiente em comparação ao encerramento de 2025.

Um dos principais destaques é justamente a absorção dos escritórios — que alcançou resultado expressivo de 37,1 mil m² no período — mais que o dobro do último trimestre do ano.

Além disso, a atenção também recai sobre a taxa de vacância, que atingiu 10% no 1T de 2026 ante 11,44% do trimestre anterior. Esse número representa o menor resultado histórico desde 2021, quando a Buildings iniciou o monitoramento detalhado do setor.

Por conseguinte, a trajetória descendente da vacância permanece constante desde o terceiro trimestre de 2024.

Assim, o mercado absorve os espaços comerciais disponíveis com certa agilidade, superando os desafios macroeconômicos recentes. Adicionalmente, o preço médio pedido de aluguel se manteve estável em UF 0,49/m² ante UF 0,45/m² de um ano atrás, sinalizando que os proprietários têm ganhado maior poder de barganha nas negociações agora.

O futuro do estoque e a atividade construtiva

Indicador 4T de 2025 1T de 2026 Tendência
Taxa de Vacância 1144% 1,16% Indicador em queda 
Preço Médio (Pedido) UF 0,49/m² UF 0,49/m² Estável
Atividade Construtiva 87.465 m² 105.479 m² Crescimento
Absorção Líquida 17.769 m² 37.128 m² Crescimento

A oferta de novos espaços corporativos de alto padrão mantém um ritmo controlado e estratégico para evitar o excesso de estoque nas regiões prime.

Santiago recebeu novos edifícios por cinco trimestres seguidos, totalizando 86,9 mil m² entregues recentemente à malha urbana.

No primeiro trimestre de 2026, o novo estoque somou 6.985 m² (referente à entrega do edifício Work Hub Manquehue, em Nuevas Las Condes), um volume inferior aos 14.736 m² registrados no período anterior.

Leia também:
– Condomínios logísticos: queda na vacância e aumento de aluguel marcam 1T/2026

– BTG Pactual Prime Logística assume 100% de ativos AAA em SP e Rio

Contudo, o cenário para os próximos meses promete novas entregas. Isso se dá porque a atividade construtiva saltou de 87.465 m² para 105.479 m² em apenas três meses.

Por fim, essa renovação do inventário Classe A sustentará o dinamismo de Santiago como o principal hub corporativo da região andina.

Deixe uma resposta

Translate

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading