Buildings lança Módulo Shoppings para mapear o setor e ajudar investidores e clientes

12 milhões de m² para locação; 46 mil lojas e 798 mil vagas de estacionamento são alguns dos dados mapeados pelo Módulo Shoppings da Buildings. Para saber mais, agende uma apresentação.

O confinamento social manteve as pessoas dentro de suas casas por vários meses. Por isso, o setor de shoppings centers foi um dos mais afetados pela pandemia em 2020 e meados de 2021. Logo depois, essa realidade mudou com a reabertura do comércio e a flexibilização das medidas de distanciamento social.

Pouco mais de dois anos depois, o setor já está em franca retomada. Nesse sentido, os últimos seis meses, mais especificamente, têm relembrado os investidores sobre a resiliência dos shoppings; assim como da capacidade dos operadores.

De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em matéria publicada no portal Seu Dinheiro (26/06), as vendas em shopping centers cresceram 34,8% no 1T/2022. Esse é o primeiro resultado positivo do setor desde o início da crise sanitária.

Por isso, é o segmento imobiliário com os melhores resultados em 2022 até agora.

Após esses dados, a Associação revisou a perspectiva de vendas para o ano, saltando de 13,8% para 17,3% na comparação com 2021.

Do mesmo modo, notícia da Exame (22/07) apontou que as vendas em shoppings tiveram alta de 24% em maio. Ou seja, elas já ultrapassam o período pré-pandemia.

Nesse sentido, as lojas de todo o Brasil registraram um crescimento médio de 24% nas vendas no mês de maio. Essa comparação ocorre com o mesmo período do ano passado.

Esses dados foram apontados pelo Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Segundo eles, o 14º crescimento mensal consecutivo reforça o momento de recuperação no setor, iniciado em 2021.

Mais resultados positivos

Outro destaque é de que apenas nos cinco primeiros meses do ano, o comércio dos shoppings acumulou uma alta de 39,7% em relação ao mesmo período de 2021.

Do ponto de vista regional, as localidades que mais se destacaram no quinto mês de 2022, com crescimento das vendas acima da média nacional foram: Sudeste 26,6%; Nordeste 25,6%; na região Centro-Oeste, a elevação ficou em 23,3%; no Sul foi de 17,2% e no Norte de 11,7%.

Módulo Shoppings da Buildings: dados de mais de 660 shoppings em um só lugar

O setor imobiliário corporativo já conhece o trabalho da Buildings pelo monitoramento dos edifícios de escritórios de 17 cidades brasileiras (entre elas São Paulo e Rio de Janeiro, os dois principais polos comerciais do Brasil), além de todos os imóveis logísticos.

Por meio do Buildings CRE Tool, o maior banco de dados imobiliário existente no Brasil, os clientes têm acesso a informações detalhadas dos imóveis espalhados por todo o território nacional. Para saber mais, agende uma apresentação.

No final de 2021 a Buildings ampliou sua atuação. Com isso, mapeou o mercado de escritórios corporativos e office, de todas as classes de Santiago, no Chile. Isso deu início à Expansão Latam da Buildings.

E as novidades não pararam por aí.

As movimentações do setor de shoppings também passaram a fazer parte do radar da Buildings. Assim, o interesse em coletar e fornecer ao mercado imobiliário dados e informações do setor de shoppings centers de todo o Brasil se tornou latente. Ele já existia muito antes de a pandemia eclodir.

Desse modo, durante esse processo de enfrentamento de desafios e retomada, o setor também expressou resiliência admirável. 

“Quando a Buildings começou a atuar no setor imobiliário, em 2007, chegamos com o objetivo de quebrar a cultura de pouca informação que pairava no ar. Nossa missão é criar um ambiente de mais confiança e transparência dos dados para os players do setor, levando informações de qualidade e consistente para os clientes. Com isso, o mercado imobiliário brasileiro ganha”, explica Fernando Didziakas, sócio-diretor da Buildings.

Ele ainda destaca que “o objetivo desse trabalho é ajudar investidores e clientes a fazerem suas análises”.

Cobertura total de Shoppings

De 2021 para cá, o Buildings CRE Tool foi abastecido constantemente pela equipe de pesquisa. Com isso, a plataforma foi sendo preenchida com a coleta de informações obtidas com os lojistas e proprietários dos imóveis.

Com isso, de posse de diversas informações (como ABL total do shopping, nome dos proprietários etc), os clientes e players já podem cruzar informações. Além de fazer análises e negociações.

Para se ter ideia da robustez da pesquisa até aqui, todos os shoppings centers de São Paulo e Rio de Janeiro já estão disponíveis na base de dados Buildings CRE Tool. Trata-se dos dois principais polos comerciais do Brasil. Com isso, já é possível conhecer as movimentações do setor e fazer análises. Isso sem falar do setor de Fundos Imobiliários (os FIIs). Saiba mais aqui.

Leia também:
– Shoppings confirmam retomada no primeiro semestre e podem reajustar aluguéis
– A força do mercado de escritórios em São Paulo; dados do 2TRI de 2022

O que os clientes já podem consultar:

São Paulo e Rio de Janeiro: quantidade de shoppings existentes nos dois maiores polos comerciais do Brasil;

  • Endereço completo: com ficha técnica, ABL total, % de ocupação, data de inauguração do shopping, entre outras informações;
  • Dados dos proprietários: já com uma amostra das transações de compra e venda realizadas nos últimos anos;
  • Dados dos lojistas: com o ramo de atuação e acesso ao mix de lojas, informações também importantes já abastecidas na plataforma CRE Tool, é possível cruzá-las entre as bases de dados. Ou seja, será possível ver – inclusive no mapa – ocupações de uma mesma empresa para escritórios, setor logístico e suas lojas de shoppings (via Módulo Empresas, item opcional da plataforma). 

“Nosso maior ganho com essa funcionalidade é trazer transparência ao mercado, abastecendo nossos clientes com a qualidade dos dados. No CRE Tool, vamos reunir em um só lugar as transações do setor, que seriam as aquisições dos shoppings, valor de mercado, alguns dados do faturamento (para shoppings em fundos), entre outras possibilidades que estamos explorando”, explica Jonas Libardi, Gerente de Pesquisa da Buildings.

Todos os shoppings Centers na estrutura de Fundos Imobiliários (FIIs) também já estão cadastrados e disponíveis na base de dados da Buildings. Esses resultados podem ser obtidos na plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate.

E já começamos a expansão em outros estados. 

Faça você também suas consultas e análises

Módulo Shoppings já está disponível para consulta na plataforma Buildings CRE Tool.

“Nosso objetivo é fornecer ao mercado dados de todos os shoppings do Brasil, com a mesma confiabilidade das informações disponíveis para o universo de escritórios e setor logístico”, finaliza Didziakas

Para saber mais, agende uma apresentação aqui.

Conheça o CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate

Os dados apresentados do setor de shoppings foram extraídos da plataforma CRE Tool, o BigData do Mercado de Real Estate. Além das duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, a Buildings monitora também todos os edifícios comerciais de outras 15 cidades brasileiras, bem como de todos os condomínios industriais e logísticos em todo o território nacional.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário corporativo, conheça a plataforma CRE Tool, clicando abaixo:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading