Design focado no colaborador: a inclusão de experiência no design corporativo

Imagem: Raj Rana Unsplash

 

Artigo de Daniel Condez Dias, Gerente de Marketing da Marelli 

Um escritório moderno, com um espaço bem decorado e móveis de qualidade é o cartão de boas-vindas perfeito para qualquer visitante. No entanto, uma tendência em constante crescimento na área do empreendedorismo é, antes de pensar em quem vê de fora, valorizar a experiência de quem está dentro. Por isso, o design focado no colaborador busca renovar a forma como os trabalhadores se sentem dentro do ambiente corporativo.

Considerando o momento atual, no qual os empregos com possibilidade de home office estão em alta, mais do que proporcionar as condições ideais para o colaborador no escritório, é necessário instigá-lo a querer se deslocar e comparecer presencialmente todos os dias. No cenário corporativo, o bom convívio é indispensável para alinhar o trabalho em equipe e garantir que todos atuem em prol do desenvolvimento tanto da empresa quanto de suas próprias carreiras.

Dessa forma, o grande objetivo do design focado no colaborador é garantir que todos se sintam à vontade em seus postos de trabalho. É preciso aliar conforto e praticidade, sem deixar de lado a organização e disciplina que qualquer escritório precisa ter para que os serviços prestados fluam perfeitamente e os clientes sintam-se satisfeitos.

E como unir a identidade visual da marca com o gosto dos funcionários e deixar todos satisfeitos? Não há uma fórmula mágica que funcione para todos os casos. Contudo, algumas etapas são comuns e fundamentais a qualquer projeto.

Confira algumas dicas importantes:

Boa iluminação

Uma boa iluminação vai além de gerar claridade ao espaço; ela dá vida e contribui para aumentar o ânimo dos colaboradores. Além disso, ambientes mal iluminados fazem com que seja necessário forçar mais os olhos para enxergar com clareza, e isso causa fadiga, estresse, dores de cabeça e outros efeitos prejudiciais.

Ambiente clean

Se você é “das antigas”, deve se lembrar de como eram os escritórios décadas atrás. Ambientes extremamente apertados, espaços minúsculos para cada colaborador trabalhar, monocromáticos e entulhados de máquinas copiadoras, fax, telefones fixos, papeladas, e outros tantos itens.

Um escritório moderno valoriza a privacidade e o espaço individual de cada funcionário. Utiliza-se somente o essencial em cima das mesas. Além disso, uma excelente aposta é mesclar tons, inserir cores vivas nas paredes, nos móveis e até mesmo nos utensílios, como cafeteiras, canecas e lixeiras.

Decoração

A decoração com quadros, vasos de flores, lustres ou pendentes, livros, enfeites e outros tantos objetos é ideal para preencher o espaço vazio de uma maneira harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador tem a sensação de estar em um ambiente vivo, motivando até mesmo a sua produtividade.

Objetos personalizados

Presentear alguém é sempre uma forma de expressar sentimentos positivos em relação a essa pessoa, como amizade, respeito e consideração. Apostar em objetos personalizados aos colaboradores é uma ótima ideia para fazer com que cada um se sinta lembrado e importante para a empresa.

Canecas, xícaras, cadernos, garrafas d’água, canetas, agendas, entre outros, podem ser entregues aos colaboradores para que usem no escritório ou mesmo fora dele. Isso acaba fazendo com que, de certa forma, eles estejam sempre carregando uma lembrança da empresa consigo.

Mobiliário corporativo de qualidade

Imagem: Jason Goodman Unsplash

 

Em ambientes corporativos é comum que as pessoas passem horas sentadas em suas cadeiras, na frente de computadores, executando seus trabalhos. Se estiverem todo esse tempo utilizando móveis desconfortáveis, muito em breve o corpo começará a sentir os efeitos, como dores nas costas, braços e outras partes.

Leia também:
– Quando o assunto é acessibilidade e inclusão, a Certificação Guiaderodas é referência
– A nova era do facilities estimula que as empresas ampliem suas ofertas de soluções
– Conheça os condomínios certificados pelo Guiaderodas

Prover cadeiras e mesas confortáveis para os funcionários, entre outros, é uma excelente maneira de fazer com que os colaboradores trabalhem melhor, evitando riscos à sua integridade física. Isso faz parte da ergonomia.

Além das áreas de trabalho, o mobiliário corporativo também é capaz de criar espaços de diálogo, colaboração, descanso e descompressão, e deve ser planejado pensando nas pessoas que ocuparão aquele ambiente, bem como em suas necessidades.

O design focado no colaborador cria um ambiente favorável para todos. A empresa só tem a ganhar com isso, já que terá profissionais que se sentem bem onde estão e isso transcenderá o espaço corporativo, contribuindo para os resultados e reputação da marca.

O ambiente motiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 20 =