Edifício CYK recebe o mais alto nível de certificação sustentável de operação predial

O edifício CYK (Comendador Yerchanik Kissajikian),  localizado na Avenida Paulista em São Paulo, recebeu a maior pontuação LEED do Brasil para edifícios em operação, com um total de 90 pontos atendidos de 100 pontos possíveis, tornando-se certificado LEED EB O&M PLATINUM. Tal cenário apenas reflete a eficiência dos sistemas existentes, a otimização das práticas operacionais implantadas e o engajamento das equipes de gestão e dos prestadores de serviços na busca de inovação e tecnologias que possam agregar valor na experiência dos usuários do empreendimento.

A certificação de operação e manutenção predial – LEED EB O&M, atualizada em 2017 pelo USGBC (United States Green Building Council) para a versão 4.1 – monitora o  desempenho das edificações de modo dinâmico, conforme a implementação de melhorias aplicadas nas categorias de água, energia, resíduos, transporte experiência humana. Estes indicadores são imputados na plataforma ARC, desenvolvida pelo órgão, que gera o benchmark da edificação em relação a edifícios de mesma tipologia no Brasil e no Mundo. Com eficiência acima da média global em todas as cinco categorias, a qualidade da experiência dos usuários no interior da edificação  avaliada da categoria Experiência Humana – e o Gerenciamento de Resíduos destacaram – se, com uma eficiência de 31% e 23%, respectivamente, acima de todos os edifícios comerciais monitorados globalmente pela plataforma. O Conforto e Bem-estar das instalações do empreendimento, avaliado pelos ocupantes, resultou em um índice de satisfação de 93%, considerado 18% acima da média do Portfólio CTE para edifícios comerciais.

O resultado alcançado está relacionado principalmente à visão de negócios dos proprietários do edifício. “É muito importante termos atingido o mais alto grau desta certificação. Isso nos assegura que estamos  mantendo os elevados padrões de sustentabilidade e de qualidade de vida das empresas instaladas e dos seus funcionários, resultando também na redução dos custos operacionais”, afirma Gustavo Loureiro, Síndico e Engenheiro Civil da empresa AK Realty, proprietária do edifício.

Segundo Ivan Nolla, gerente predial da CBRE, empresa que faz a gestão condominial e operacional do edifício, “o resultado da certifi cação LEED EB O&M nível Platinum reforça a responsabilidade de estarmos em constante atualização sobre o tema sustentabilidade, buscando melhorias contínuas de tecnologia e processos operacionais, visando colaborar com a manutenção deste resultado”.

Desta forma, edifícios concebidos por meio do design sustentável e conceitos de baixo impacto ambiental, como o edifício CYK, apresentam vantagens no mercado imobiliário.

Mais informações, contate via e-mail: cyk@cbre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + catorze =