Shopee faz nova expansão logística no Brasil

O mercado brasileiro de e-commerce nunca esteve tão habitado pelos grandes players vindos da Ásia. Exatamente por isso, temos visto a Shopee despontar no cenário logístico, instalando e expandido novos galpões em vários estados.

Segundo dados da Buildings, a Shopee cresceu sua ocupação em condomínios logísticos no Brasil quase 30 vezes, em menos de quatro anos. Saiu de pouco mais de 11 mil m² no 3T de 2021 para 321 mil m² no 1T de 2024. No total, são 37 ocupações industriais espalhadas em território nacional.

Além disso, ainda possui 2 ocupações de escritório referente a mais de 20 mil m².

Fato é que a gigante asiática de e-commerce caiu nas graças dos brasileiros e, desde que aportou aqui, segue ganhando a preferência de muitos consumidores. Com isso, sua expansão logística permanece acentuada.

Leia também:
Maior empresa de shopping do país projeta novos investimentos em 2024
Home office integral é realidade de apenas 4,2%, diz levantamento

Região Sul se destaca

A exemplo disso, notícia do InfoMoney aponta que a Shopee inaugurou seu 11º centro de distribuição. Desta vez, o galpão está localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A expectativa é ampliar em 60% a capacidade de entrega dos produtos de vendedores brasileiros na região do sul do país. 

Sendo assim, segundo a empresa, mais de 600 cidades no Rio Grande e de Santa Catarina vão ser atendidas pela nova estrutura.

Por conseguinte, a unidade opera no modelo cross-docking. Isso significa que parceiros logísticos fazem a coleta das mercadorias que são reorganizadas e encaminhadas a um hub de última milha, de onde o produto sai para ser entregue ao consumidor.

Nesse sentido, quatro novos centros de distribuição foram inaugurados em agosto de 2023 no Rio de Janeiro. As cidades de Volta Redonda, São Pedro da Aldeia, Campos dos Goytacazes e Petrópolis foram as escolhidas. 

Antes do Rio, o Sul e o Nordeste também foram aquecidos. Na região Sul, a empresa inaugurou dois novos centros de distribuição, em Gravataí e Caxias do Sul.

Do mesmo modo, no Nordeste dois centros de distribuição foram inaugurado em maio de 2023. Recife (PE) e Salvador (BA) foram as cidades escolhidas.

O espaço de Recife tem 10.000 m², enquanto o de Salvador oferece 6.000 m². Ambos operam no modelo de cross-docking, assim como os últimos CDs instalados.

Com informações do InfoMoney

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Buildings

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading