Vídeo novo: análise do mercado de escritórios em Porto Alegre

Foto: Luciano Lanes / PMPA / JC

 

Neste novo vídeo no canal da Buildings no Youtube, Christofer Mariano traz os números do mercado de escritórios de Porto Alegre, RS.

Hoje a Buildings monitora 288 imóveis. Neste número estão inclusos os prédios em construção e também em projeto.

Porto Alegre possui um estoque total de 1.351 milhão de m², distribuído em 287 edifícios comerciais prontos. Deste total, 245 mil m² estão vagos, o que representa 18% do estoque da cidade. Sobre as áreas ofertadas, aquelas as quais os inquilinos já avisaram que desocuparão em breve, são 7.300 mil m². Os imóveis que estão na estrutura de Fundos Imobiliários representam 14.698 mil m².

Olhando apenas para o universo corporate (de grandes lajes corporativas), a cidade possui 109 prédios, o que representa 641 mil m², com uma taxa de vacância de 14% (todas as classes). Isso equivale a 87 mil m² vagos.

Ainda sobre o mercado de lajes de alto padrão (classe A) são apenas 16 edifícios comerciais. Curitiba, por exemplo, possui o dobro disso. Isso representa uma área 163 mil m², com uma taxa de vacância de 17%.

O histórico da cidade, desde nosso monitoramento em 2014, se mantém numa certa estabilidade. O maior impacto na vacância foram de novas entregas ocorridas. Houve absorção líquida negativa, o mercado sofreu com algumas devoluções, mas segue retomando as ocupações.

Ocupação

Os prédios estão espalhados, alguns se localizam nas regiões principais. O centro detém a maior concentração, e a Avenida Carlos Gomes, também.

Do estoque total de edifícios padrão Corporate, 90 mil m² estão vagos. Desde 2018 não há atividade construtiva na cidade, o que contribui para a estabilidade da taxa de vacância. A maior ocupação de Porto Alegre é por órgãos públicos (24%) do mercado ou cerca de 130 mil m²; em segundo lugar são os serviços financeiros, com 13%. Logo depois vem o setor de advocacia com 4%, cerca de 25 mil m².

  • Não deixe de baixar o Buildings Mobile. Clique aqui.
  • Ainda não conhece o Funds Data? É a plataforma desenvolvida pela Buildings e Funds Explorer para beneficiar investidores de fundos imobiliários pessoa física. Clique aqui para saber mais.

Quanto aos FIIs, a cidade possui apenas dois Fundos Imobiliários com ativos: o HGRE11  e o BBPO11. Estes dois também possuem ativos em Curitiba, e o BBPRO11 tem ativos também em Florianópolis.

Para conferir o vídeo na íntegra, veja abaixo:

Lembrando que por meio da plataforma CRE Tool (utilizada no vídeo), é possível obter todas as informações sobre o mercado logístico, de escritórios e fundos imobiliários.

>> Conheça a ferramenta CRE Tool

Confira os demais vídeos da Série Cidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 7 =